Um caso curioso e inusitado foi registrado em São Gabriel da Palha na tarde dessa terça-feira (13), uma espécie de “bola de fogo” surgiu próximo a uma lavoura no córrego Bley.
Apurações do site Portal o Momento relatam que o fenômeno é conhecido popularmente como “mãe de ouro” é um lenda que conta que supostamente existe uma bola de fogo que com sua presença mostra a localização de jazidas de ouro. Os antigos acreditam que onde ela desaparece é um lugar onde está escondido grande quantidade de ouro, daí o nome de “mãe de ouro”.
Existe uma variação do mito que diz que esta bola se transforma numa bela mulher, loira que reflete a luz do sol e tem um vestido de seda branco que voa pelos ares”, citou o repórter com base em pesquisa e dito popular. Outra variação da lenda é que trata-se fenômeno ufológico, que esse ovinis aparece em locais de grande energia mística. O que muitos acreditam é que a mãe de ouro aparece para alertar sobre o local e para que não haja a destruição do mesmo.
Por outro lado, a ciência dá a explicação para esse fenômeno com o nome de fogo fátuo, originado pela decomposição de materiais orgânicos, ocasionando a queima do gás metano em forma azulada e outra explicação e a liberação de gases provenientes da oxidação do ouro. Atualmente, a mãe do ouro tem diminuído suas aparições, devido ao desmatamento, segundo alguns cientistas. “Antes, a mãe de ouro aparecia mais constantemente. Ela não é avistada na zona urbana, em meio às construções, mas somente na zona rural”, destacou.
Depois de especulações em torno do caso, um indivíduo, que se identifica como sobrinho do dono da propriedade onde o suposto fenômeno apareceu, explica que na verdade se trata de um reflexo causado pela luz sol refletindo sobre uma máquina agrícola que estaria estacionada em um ponto da propriedade.
Conforme estudos da física, a reflexão da luz é um fenômeno óptico em que uma onda eletromagnética visível incide em um determinado meio e essa reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora produzindo tais efeitos luminosos.
Ouça o áudio abaixo:
Da Redação / com informações do Portal o Momento / Áudio: Redes Sociais