Há uma década, José Carlos Fachim, de 74 anos, se empenha para juntar madeira, montar e acender as chamas que encantam a festa da comunidade que leva o nome do santo católico. Neste ano, a estrutura tem, aproximadamente, 23 metros de altura.
Há uma década, o agricultor José Carlos Fachim, de 74 anos, se empenha para juntar madeira, montar e acender uma fogueira que ilumina a festa de São João da comunidade católica de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. A cada ano, no entanto, uma coisa chama atenção: o tamanho da fogueira. Neste ano, a estrutura terá, aproximadamente, 23 metros de altura (veja vídeo abaixo).
Para fazer uma fogueira deste tamanho, José Carlos contou com a ajuda de mais seis pessoas que colocaram, literalmente, mãos à obra durante 30 dias.
"Dependendo do dia, a gente trabalha cerca de seis, oito horas. Para fazer a fogueira gigante, é necessário uma série de ferramentas e dá muito trabalho", disse José Carlos.
De acordo com José Carlos, a paixão pelas fogueiras gigantes começou há algum tempo e ele passou a fazê-las para que a comunidade católica de Cachoeirinha, que tem São João como padroeiro, também crescesse.
"A fogueira gigante atrai as pessoas. A primeira que eu fiz tinha seis metros de altura. Aí todo ano eu comecei a aumentar um pouquinho", disse.
O morador disse ainda que fazer a fogueira dá muito trabalho.
"Tem que cortar a madeira, levantar a fogueira, firmá-la no chão. Quando a pessoa sobe, ela sobe amarrada. Tudo é feito com muita segurança", disse.
Fogueira gigante no ES — Foto: Arquivo pessoal
Apesar do trabalho, José Carlos destacou que fica muito orgulhoso quando vê a fogueira toda pronta.
"É o que eu mais gosto. Eu sou devoto de São João e de vários outros santos. Eu tinha comentado que ia ser o último ano que faria a fogueira, mas vamos ver o que vai ser ano que vem", disse.
A fogueira será acesa somente no dia 24 de junho, data em que é dedicada a São João, padroeiro da comunidade de Cachoeirinha. Na ocasião, haverá uma festa autorizada pela prefeitura do município, que contará ainda com a presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para garantir a segurança das pessoas na festa.
José Carlos Fachim, de 74 anos, faz fogueiras gigantes no interior do ES — Foto: Arquivo Pessoal
Apoio da comunidade
Filha de José Carlos, Clarice Peruggia Fachim explicou que toda a comunidade de Cachoeirinha apoia a tradição do pai na festa.
"A primeira fogueira tinha cerca de sete metros de altura. A segunda, atingiu 10 metros. Nos anos seguintes, mediram 12, 14, 16, 18 metros, respectivamente. Já teve um ano que chegou a 21 metros, mas, em 2022, ele reduziu novamente para 18 metros", disse a filha.
Ainda de acordo com Clarice, as madeiras são adquiridas por meio de doações dos próprios moradores da comunidades, que acionam José Carlos durante o ano.
"Ele faz tudo. Ele busca a madeira, ele corta, ele puxa. Ele tem 74 anos e idealizou isso. Acho que ele se empolga e aí no outro ano faz maior. Agora não tem jeito, né?! Ele precisa de ajudante. Todo ano ele diz que é a última fogueira, mas todo ano faz uma maior", disse a filha.
Cidade do interior do ES prepara fogueira gigante para Festa de São João — Foto: Arquivo pessoal
O terreno em que a fogueira é acesa é um campo de futebol, onde a festa da comunidade é realizada. Para que tudo ocorra bem, de acordo com a filha, a comunidade é responsável por isolar o local, impedindo o estacionamento de carro, assim como o acesso de pessoas.
"Desde que fizemos a primeira fogueira, nunca houve nenhum acidente. Sempre foi uma festa muito segura, pacífica e feliz, como a nossa comunidade é", disse Clarice.
Fonte: G1 ES