VÍDEO: Autista quebra recorde mundial e resolve cubo mágico em 3 segundos


A lenda do Speedcubing e membro do Hall da Fama do Guinness World Records, Max Park (EUA), quebrou o recorde icônico de tempo mais rápido para resolver um cubo de quebra-cabeça giratório 3x3x3 .

O jovem de 21 anos alcançou um tempo surpreendente de 3,13 segundos, cortando 0,34 segundos do recorde anterior, estabelecido pelo chinês Yusheng Du em 2018.

Max quebrou o recorde no evento Pride in Long Beach 2023 na Califórnia, EUA, em 11 de junho de 2023.

Antes disso, a resolução única mais rápida de Max foi de 3,63 segundos, o que o colocou em segundo lugar, atrás dos 3,47 de Yusheng Du.

Max detém uma infinidade de outros recordes de speedcubing - na verdade, ele detém quase todos eles.

Ele detém os recordes mundiais de resolução única e resolução média para o cubo 4x4x4, cubo 5x5x5, cubo 6x6x6 e cubo 7x7x7.

Ele também detinha o recorde de média de 3x3x3 junto com Tymon Kolasiński (Polônia) com o tempo de 4,86 ​​segundos, até ser quebrado em 12 de março de 2023 por Yiheng Wang (China) , de 9 anos, que alcançou o tempo de 4,69 segundos .


Com esta última mudança no mundo do speedcubing, estamos cada vez mais perto de ver um recorde de menos de três segundos sendo estabelecido. Max será o único a finalmente fazer isso?

Max está acostumado a estabelecer recordes aparentemente impossíveis. Quando ele estabeleceu o recorde único de 7x7x7 com o tempo de 1 minuto e 40 segundos, o veterano Erik Akkersdijk o descreveu como a coisa mais impressionante que ele já tinha visto.

“O recorde provavelmente permanecerá por algum tempo”, disse Erik. Ele estava errado, porém - Max passou a esmagá-lo em 2022 com o tempo de 1 minuto e 35 segundos.


Diagnosticado com autismo, Max serve de inspiração para muitas pessoas que estão no espectro, assim como para muitas que não estão.

Os pais de Max, Schwan e Miki, disseram que o cubo tem sido “uma boa terapia” para Max.

“Houve um tempo em que Max não conseguia nem abrir garrafas de água, mas ele mostrou interesse em resolver os cubos de Rubik”, disseram eles.

Max percorreu um longo caminho desde então e agora é um embaixador oficial da Rubik's.

Ele se tornou uma figura proeminente na comunidade cubing e, ao longo dos anos, formou uma estreita amizade com a lenda do speedcubing, Feliks Zemdegs. A dupla apareceu no documentário da Netflix de 2020, The Speed ​​Cubers .

Seguindo seu lema de “não pense, apenas resolva”, é apenas uma questão de tempo até que Max estabeleça seu próximo recorde mundial, e mal podemos esperar para vê-lo.


Fonte: Guinness World Records


Postagem Anterior Próxima Postagem