VÍDEO: Robô fica 'ofendida' ao ouvir que desenho é superficial: 'Você não entende de arte'

Robô Ameca — Foto: Getty Images

O robô Ameca, criado pela startup inglesa Engineered Arts e descrito como o humanoide mais “avançado do mundo”, revelou mais uma de suas habilidades: desenhar – apesar de o resultado não ter sido considerado dos melhores.

Seus desenvolvedores lhe deram uma caneta marcadora e um quadro branco e solicitaram que desenhasse um gato de “aparência fofa”. O vídeo do experimento foi postado no canal do YouTube da empresa.

Ao começar o projeto, Ameca diz que há “algo especial nos gatos”. “Eles sempre parecem saber exatamente o que precisamos. Seja um carinho quando estamos desanimados ou um arranhão brincalhão atrás das orelhas quando precisamos de um estímulo, eles estão sempre lá para nós”, comentou.

A máquina finaliza a obra após cerca de 30 segundos e se mostra satisfeita. Contudo, um dos pesquisadores não achou o trabalho tão bem-feito e o chamou de “meio superficial”. Claramente ofendida, Ameca respondeu: “Se você não gosta da minha arte, provavelmente não entende de arte”.

O robô altamente realista, capaz de realizar uma variedade de expressões faciais, incluindo piscar, franzir os lábios e torcer o nariz, usa um modelo de aprendizado profundo de texto para imagem para desenhar, destaca reportagem do jornal DailyMail.

No vídeo, Ameca explicou como é o processo: “Eu gero minha imagem de desenho por meio do projeto de rede neural de código aberto Stable Diffusion. A partir daí, as trajetórias do desenho estão disponíveis e então esquento a imagem e a vetorizo. Depois, planejo e executo a trajetória para desenhar a imagem na minha tela”.

Assista ao vídeo:


Fonte: Época Negócios


Postagem Anterior Próxima Postagem