Estudos epidemiológicos mostram que cerca de 30% da população mundial sofre com zumbido no ouvido. Por definição, zumbido é a sensação de barulho, sem exposição ao mesmo, ou seja, é quando escutamos um som fantasma, que não existe na realidade.
O zumbido pode ter várias características, como chiado, apito, chuva, cigarra e muitos outros. Ele pode ocorrer nos dois ouvidos, ou apenas em um e pode estar associado a perda auditiva e tontura.
Normalmente, o zumbido traz grande incômodo ao paciente, com muito prejuízo nas atividades diárias e na qualidade de vida, além de prejudicar o sono, porque, normalmente, a sensação de zumbido piora em ambientes silenciosos.
Mas, afinal, zumbido tem tratamento?
A resposta é sim. Na grande maioria das vezes, realizando uma investigação cuidadosa das principais causas e um tratamento adequado, podemos ter sucesso na resolução do problema.
O ideal é que a investigação seja direcionada por um médico otorrinolaringologista. Este realizará exames, para analisar toda a parte metabólica do organismo. Uma triagem neurológica e avaliação da função das orelhas internas e labirinto pode ser necessário. Também, realização de exames, para avaliar a condição da coluna cervical, articulação temporomandibular e vascularização da região cervical e base do crânio.
Sempre devemos lembrar que as alterações psicológicas, estresse físico e emocional e erros alimentares, podem contribuir para o aparecimento ou piora do zumbido.
De acordo com o resultado obtido nos exames, o médico otorrinolaringologista fará um direcionamento do tratamento, seja para tratar a causa base, seja apenas para aliviar o sintoma, quando aquela não é identificada.
O tratamento pode ser realizado apenas com orientação alimentar e exercícios físicos, rotina de higiene mental para diminuir o estresse e ansiedade. Algumas classes de medicações também podem ser adminitradas, empregadas terapias de reabilitação labiríntica ou terapia de reabilitação do zumbido, que pode ser realizada com a utilização de aparelho auditivo para surdez, com recurso específico para esse fim.
Quando o tratamento é realizado por um médico especialista no assunto e o paciente tem disciplina de aderir a todas medidas propostas, poderemos ter sucesso na resolução total do problema ou no alívio dos sintomas, para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Ao primeiro sinal de zumbido nos ouvidos, busque a orientação de um médico otorrinolaringologista.
Fonte: Folha Vitória - Vida Saudável