Abaixo de 0 °C: qual a cidade que já registrou menor temperatura no ES?


Para alguns capixabas, a cidade mais fria do Espírito Santo pode ser Santa Teresa ou qualquer cidade do Caparaó capixaba em torno do Pico da Bandeira, o qual é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.989 metros de altitude.

No entanto, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Climatempo, a temperatura mais baixa foi registrada no distrito de Aracê, em Domingos Martins, em 14 de julho de 1963, com -1 °C.

Apesar da temperatura mais baixa em Domingos Martins, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta como menor registro 2,6 °C em 1 de junho de 1979, no município de Venda Nova do Imigrante.

Diante dos dados oficiais dos institutos, as duas localidades são consideradas as mais frias do Espírito Santo. Ainda segundo o Inmet, a próxima temperatura mais baixa aconteceu em 31 de julho de 2007, em Muniz Freire, no Caparaó com 3,4 °C.

Um fato inusitado do ano passado é que em 19 de maio de 2022, a cidade mais fria do Estado foi Venda Nova do Imigrante com 3,9 °C, quase chegando próximo do seu registro histórico.

O menor registro de temperatura na capital Vitória, segundo o Incaper e o Inmet, foi de 10,3 °C, em 21 de julho de 1929, obtido na estação convencional.

Segundo o Incaper, essa estação foi instalada em 1924 e, atualmente, está localizada na Ilha de Santa Maria, sendo a estação com maior tempo de operação no Estado, com quase 100 anos de registros de dados.

Já com os sensores eletrônicos que equipam a estação automática de Vitória, localizada em Goiabeiras desde 2006, obteve o menor registro de 12 °C, em 4 de setembro de 2011, segundo o Incaper.

Com informações Incaper e FV


Postagem Anterior Próxima Postagem