Anestésico genérico pode ser alternativa eficaz contra depressão, aponta estudo

Pesquisas demonstraram que o medicamento pode aliviar rapidamente os sintomas depressivos, inclusive em pacientes considerados resistentes a tratamentos anteriores

Foto: Reprodução Freepik - @dashu83

Um estudo duplo-cego comparando a cetamina genérica a um placebo revelou resultados positivos no tratamento de depressão grave de forma acessível.

A cetamina é utilizada como alternativa no tratamento da depressão em pacientes que não obtiveram sucesso com terapias convencionais. Seu mecanismo de ação difere dos antidepressivos tradicionais, atuando diretamente no sistema glutamatérgico do cérebro.

Estudos demonstraram que a cetamina pode aliviar rapidamente os sintomas depressivos, inclusive em pacientes considerados resistentes a tratamentos anteriores. A administração pode ser intravenosa ou intramuscular.

Resultados promissores

Liderados pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) e pelo Instituto Black Dog, pesquisadores descobriram que mais de 20% dos participantes do estudo alcançaram remissão total dos sintomas após um mês de injeções quinzenais, enquanto um terço viu melhora de pelo menos 50% nos sintomas. Os resultados foram publicados no British Journal of Psychiatry.

A principal pesquisadora, professora Colleen Loo, afirma: "Para pessoas com depressão resistente ao tratamento, que não obtiveram benefícios com diferentes formas de terapia, antidepressivos comumente prescritos ou eletroconvulsoterapia, uma remissão de 20% é realmente bastante significativa".

Os resultados mostraram que a cetamina teve um desempenho muito superior ao placebo, com 20% dos participantes relatando ausência completa de depressão clínica, em comparação com apenas 2% do grupo placebo.

Essa diferença substancial fornece evidências definitivas para o campo, superando estudos anteriores que comparavam a cetamina apenas com o placebo, ressalta a pesquisadora.

Saiba como o estudo foi realizado

No estudo, 179 pessoas com depressão resistente ao tratamento foram recrutadas. Elas receberam uma injeção de cetamina genérica ou placebo. O tratamento durou um mês, com duas injeções semanais, e os participantes avaliaram seu humor no final do teste e um mês depois.

Por ser um estudo duplo-cego, nem os participantes nem os pesquisadores responsáveis pela administração do medicamento sabiam quem recebeu cetamina genérica ou placebo, minimizando vieses psicológicos.

É importante mencionar que o uso de um placebo, que também causa sedação, foi escolhido para melhorar a ocultação do tratamento.

Enquanto o spray nasal de cetamina S-cetamina, atualmente usado na Austrália, custa cerca de US$ 800 por dose, a cetamina genérica é muito mais acessível, com custo de apenas US$ 5, dependendo do fornecedor e se é adquirida em grande quantidade pelo hospital.

Os pesquisadores planejam realizar estudos maiores com cetamina genérica em períodos mais longos e aprimorar a monitorização da segurança do tratamento.

Além disso, estão buscando apoio do sistema de saúde local para tornar o tratamento financeiramente acessível a fim de beneficiar aqueles que lutam contra a depressão resistente.

Fonte: Folha Vitória 

Postagem Anterior Próxima Postagem