Visitante passa o dedo e tira gelo de barraca congelado no Parque Nacional do Caparaó. — Foto: André Hoffman/Arquivo pessoal |
O frio deste inverno na região do Parque Nacional do Caparaó, entre o Espírito Santo e Minas Gerais, congelou as barracas e até garrafa térmica neste domingo (23). Em imagens feitas por visitantes logo no início da manhã, por volta de 5h30, o gelo tomava conta da região do Pico da Bandeira, que chegou a registrar - 5ºC (assista acima).
Em entrevista ao g1, o comerciante André Hoffman, que fez as imagens e é morador de Pancas, no Noroeste do estado, contou que já esteve outras vezes no parque, mas essa é a primeira vez que se depara com tanto frio e uma temperatura tão baixa no Acampamento da Macieira.
"A gente acampa muito, mas desse jeito é a primeira vez. Não estávamos esperando esse frio todo. Congelou tudo. Eu tô congelado ainda. Estou tentando descongelar", brincou André.
Para driblar o frio, o grupo, de cerca de 12 pessoas, tomou muito café quente.
A garrafa congelada tinha água e estava na barraca do amigo de André, que está acampando com a esposa, prima e outros amigos.
A baixa temperatura também congelou parte da vegetação.
Baixa temperatura congelou parte da vegetação no Parque Nacional do Caparaó, entre ES e MG. — Foto: André Hoffman/Arquivo pessoal |
O comerciante disse que com o passar das horas, a temperatura subiu e o gelo derreteu na região do acampamento apresentando a bela paisagem tão procurada e apreciada pelos visitantes.
Ele e os amigos acessaram o Pico da Bandeira pelo lado do Espírito Santo passando pelo Parque Pedra Menina.
"Foi perrengue mesmo. A gente quase congelou dentro das barracas. Estamos aqui agora e valeu a pena o esforço", disse o visitante.
Fonte: G1