Obra realizada pela Prefeitura de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, alargou as ruas e não retirou os postes. Concessionária de energia EDP e a prefeitura disseram que vão começar a remoção a partir desta terça-feira (25).
Aconteceu mais uma vez. Uma rua em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, ficou com postes no meio do caminho, atrapalhando motoristas. Em novembro de 2021, uma situação parecida aconteceu em outra estrada da cidade, onde postes de energia ficaram no meio da pista após uma reforma na rodovia.
Os seis postes ficam em um trecho de um quilômetro e meio em uma rua na comunidade de Água Preta e chamam a atenção dos moradores. Quatro deles ainda estão com faixas sinalizadoras amarelas enroladas e placas com um aviso de obras.
Segundo moradores, há duas semanas a obra de calçamento foi iniciada pela prefeitura. Com isso, algumas ruas precisaram ser alargadas, e os postes que estavam no canto vieram parar no meio da rua.
"Muitas vezes pode acontecer um acidente de repente aí, e a obra já está praticamente concluída. Os postes estão no meio da rua", comentou o vigilante Romildo Alves Oliveira.
Imagens aéreas mostram postes no meio de rua em Presidente Kennedy, no sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Moradores indignados chegaram a fazer vídeos preocupados com a possibilidade de acidentes por causa dos postes.
"Isso aqui não tem cabimento não gente. Se acontecer um acidente aí, pouco custa", disse um morador em um vídeo.
E quem mora por perto disse que realmente quase presenciou acidente.
"Se torna perigoso. Tem gente que, às vezes, desvia de um outro carro, pode acabar até batendo, ou igual aconteceu em outros casos, alguém bater ou até sair fora da estrada e ir parar na cerca", contou o autônomo Rodrigo Silva Vieira.
Seis postes de energia estão no meio da rua — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Enquanto os postes de energia ficam pela rua, tem morador reclamando de falta de energia no bairro.
A Prefeitura de Presidente Kennedy disse que o pedido de realocação dos postes foi feito no dia 15 de junho deste ano e que o custo desse serviço ficou em mais de R$ 25 mil. A prefeitura disse ainda que a obra tem toda a sinalização e está de acordo com o que é recomendado.
A concessionária de energia responsável pelos postes, a EDP, disse que não foi acionada com antecedência para realização da realocação dos postes e disse que procede com o processo, mesmo após a assinatura de contratos, pagamentos dos custos por parte dos interessados e análise técnica da obra.
Moradores acreditam que postes podem acabar causando acidentes — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A concessionária disse também que a obra está dentro do prazo de retirada, mas informou que vai adiantar esse processo e que as obras de retirada devem começar nesta terça-feira (25).
História se repete
Em 2021, pelo levantamento da prefeitura, 41 postes precisaram ser retirados do caminho dos motoristas. Uma estrada que tinha acabado de ser inaugurada na cidade também ficou com os postes no meio do caminho.
A maioria dos postes estavam no acesso as localidades de São Salvador e na ligação a São Paulo e Cabral, no interior do município.
Fonte: g1