Dubai busca talentos estrangeiros, você topa? Veja como


A Zona Franca do Aeroporto de Dubai abriga 1.800 empresas, que procuram talentos estrangeiros. - Foto: Dafza

Imagine trabalhar e morar em Dubai, nos Emirados Árabes! A cidade busca talentos estrangeiros e para atrair os profissionais está oferecendo uma série de vantagens. Veja abaixo como fazer parte destes escolhidos.

O programa chamado Passe de Talento – destinado a talentos estrangeiros – é uma licença freelance oferecida pela DAFZ destinada a trabalhadores autônomos, especialmente em setores criativos.

A Zona Franca do Aeroporto de Dubai (DAFZ) está oferecendo residência de três anos, em parceria com empresas de artes, mídia, tecnologia, marketing, cultura, educação e consultoria. Tem também vantagens para alugar escritórios comerciais.

Áreas em expansão

Apenas na Zona Franca do Aeroporto de Dubai são 1.800 empresas. Para os interessados, será oferecido o chamado “visto de ouro”, autorizando permanência no país de três anos.

Os setores que incentivam, neste momento os talentos estrangeiros, são relacionados às indústrias culturais e de criatividade, mas há também outras áreas correlacionadas.

De acordo com os dados oficiais, os clientes da zona franca variam de empresas internacionais a pequenas e médias empresas, bem como empresários.


Passe de Talento

O passe de talento pode custar até Dh 9.500 (US$ 2.586, cerca de R$ 12.830,00) e é renovável anualmente. O valor muda conforme o tipo de passe solicitado.

Quem tiver o passe de talento não é obrigado a alugar escritórios na zona franca. Ele pode operar seus negócios de qualquer lugar, remotamente.

Porém, para os titulares de licenças há a opção de instalações de negócios que a zona franca oferece, como salas de reunião.

Esses titulares de licenças também podem acessar um diretório de empresas de zonas francas que podem contratar seus serviços.


Documentos necessários

Para solicitar o visto para o trabalho de freelancer, são necessários os seguintes documentos pessoais:
  • Cópia do passaporte
  • Cópia atual do visto (verificar a vigência dos acordos entre Brasil e Emirados Árabes)
  • Diplomas
  • Cartas de referência
  • Comprovante de experiência anterior na área
  • Curriculo Vitae

Lista de serviços e taxas

O site da DAFZ acrescenta que aqueles envolvidos em “atividades tecnológicas” devem ter um diploma educacional relevante, uma carta de um empregador detalhando a experiência ou prova de cursos de treinamento relevantes.

Se o usuário for formado na área especializada, não precisa enviar uma carta de recomendação.

A DAFZ avaliará e processará os pedidos de passe de talento e emitirá licenças para as atividades comerciais dentro da zona franca.


A opinião dos especialistas

A iniciativa do passe de talentos é semelhante à licença GoFreelance do Tecom Group, lançada para atrair talentos freelancers para Dubai Media City, Dubai Internet City, Dubai Knowledge Park e Dubai Design Destrict, disse David McKenzie, diretor-gerente da agência de recrutamento Mackenzie Jones.

“O passe talento é mais uma forma de atrair talentos com diferentes competências para o mercado”, disse David McKenzie, diretor administrativo do grupo, Mackenzie Jones

As licenças existentes oferecidas pela DAFZ se concentram mais nos setores de negócios, comércio e serviços e não muito nos profissionais da indústria criativa.

“Esta nova categoria atuará como uma ponte conectando o talento global com uma plataforma gratificante”, disse MR Raghu, diretor executivo da Marmore Mena Intelligence. “É também uma resposta às crescentes necessidades de negócios na era pós-pandemia.”


O governo de Dubai

Em novembro do ano passado, Sheikh Mohammed bin Rashid, vice-presidente e governante de Dubai, lançou um programa de estratégia dos Emirados Árabes para as indústrias culturais e criativas, visando o crescimento destes setores.

Com o crescimento desses setores, aumenta o produto interno bruto do país (PIB), respondendo por 5% da produção na próxima década.

Também está em pauta um plano para dobrar o número de empresas que atuam no setor, além de criar novos empregos e elevar a renda média dos trabalhadores.

Com a medida, o governo dos Emirados Árabes confia que os negócios no país serão impulsionados na região da zona franca, fortalecendo a posição de Dubai como um destino de inovação e talentos.

“A licença freelance do passe de talento ajuda a tornar esse serviço mais legítimo”, disse Abdulaziz Al Hammadi, vice-presidente sênior de marketing e crescimento de negócios da DAFZ.

Confiante, Al Hammadi disse que: “Sheikh Mohammed anunciou que Dubai será a capital do talento criativo. Queríamos aumentar nossa contribuição para a economia criativa”.


Inscrições

Os interessados em fazer as inscrições para o passe de talento devem acessar o site do DAFZ – https://www.dafz.ae/en/talent-pass/

Dubai é o maior centro urbano dos Emirados Árabes e contrasta com o restante do país que sofre com as diferenças econômicas e sociais de maneira bastante acentuada.

No país o idioma oficial é o árabe e a religião predominante é o islamismo, praticado com bastante rigor.

Os detentores de passe de talento não são obrigados a alugar escritórios na zona franca de Dubai. Eles podem operar seus negócios remotamente. – Foto: Rebecca Rees / O Nacional


Fonte: CNN Brasil





Postagem Anterior Próxima Postagem