Postos da Grande Vitória e de outras regiões do Estado podem ter o abastecimento de combustíveis afetado pela paralisação dos transportadores de cargas inflamáveis, prevista para ter início nesta segunda-feira (31), mas sem data para término.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindirodoviários-ES), três pontos de distribuição na região metropolitana terão as entradas bloqueadas a partir das primeiras horas do dia.
Dentre eles, estão as instalações da Vale, no bairro Carapina; e da Atlântica Distribuidora, no bairro Alterosa, ambos na Serra. O bloqueio, segundo o sindicato, será total durante a madrugada, mas, depois, apenas com o funcionamento de 30% frota.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos-ES), que representa a rede de postos do Estado, um plano de contingência está sendo elaborado para lidar com a situação.
Viaturas, ambulâncias e outros serviços considerados essenciais terão as condições para abastecimento flexibilizadas, garante o sindicato.
Os trabalhadores reivindicam o reajuste salarial acima da inflação, para recuperar as perdas de anos anteriores. O diretor do Sindirodoviários-ES Miguel Leite afirma que a categoria dos transportadores está há dois anos sem aumento de salário.
“Queremos que coloquem o salário comparado ao dos (motoristas de) ônibus. O sindicato patronal fez uma proposta de 4% de reajuste. A reivindicação é de que chegue a 15%", afirma.
Duas reuniões foram feitas para discutir a proposta salarial, mas as conversas não avançaram, segundo o representante do sindicato. A reportagem não conseguiu contato com a Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Asstanque-ES).
Fonte: Tribuna Online