Homem é preso por crime de injúria racial após insultar motorista de ônibus na BR-262





No último domingo (30), um homem de 39 anos foi detido após proferir insultos racistas a um motorista de um ônibus da Viação Águia Branca na BR-262, em Viana, região metropolitana de Vitória. O ônibus fazia a rota entre Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima relatou que o indivíduo, identificado como Jonatha Souza Amanci, começou a insultar o motorista, de 35 anos, assim que entrou no coletivo, em Marechal Floriano, na Região Serrana.

Durante um congestionamento na BR-262, próximo à região conhecida como Biquinha, em Viana, o homem abriu a porta da cabine e proferiu mais ofensas ao motorista.

A PRF informou que, desde o momento em que embarcou, o agressor já vinha utilizando palavras de baixo calão e havia sido compreendido pelo motorista. No local do incidente, o passageiro questionou a demora do ônibus devido ao engarrafamento, o que desencadeou uma série de insultos racistas, chamando-o repetidamente de “neguinho” e usando termos pejorativos.

Além disso, testemunhas informaram terem percebido sinais de embriaguez no passageiro, como hálito etílico, olhos vermelhos e desequilíbrios.

Jonatha foi detido pelos policiais rodoviários federais e conduzido à Delegacia Regional de Cariacica, onde foi autuado em flagrante por crime de injúria racial. Em seguida, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), o homem possui histórico desde outubro de 2015, envolvendo crimes de furto e roubo, e já havia sido liberado por meio de alvará expedido pela Justiça em novembro do mesmo ano.

A Viação Águia Branca lamentou profundamente o incidente e afirmou que possui um protocolo que prevê a interrupção imediata da viagem em casos de agressão ou lesão racial, seja a vítima um passageiro ou funcionário. A empresa assegurou que o protocolo foi seguido corretamente, e outro motorista foi enviado ao local para seguir o trajeto com os demais passageiros.

Por fim, a companhia informou que o motorista agredido recebeu apoio da equipe interna, que lhe prestou todo o suporte necessário.


Fonte: Hoje ES




Postagem Anterior Próxima Postagem