Lua e Estrela: Cidade registra raro nascimento de bezerras gêmeas

Pretinha deu à luz duas bezerras na quarta-feira (26), em uma propriedade de Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. O caso é considerado raro, ainda mais por ter sido sem inseminação artificial.

Produtor do Sul do ES registra nascimento de bezerras gêmeas — Foto: Alessandra de Oliveira Belmock

O parto de uma vaca em uma propriedade rural do interior de Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo, chamou a atenção na última quarta-feira (26). É que a vaca Pretinha deu à luz duas bezerras gêmeas idênticas. O caso é considerado raro, ainda mais por ter sido sem inseminação artificial.

O raro nascimento aconteceu na propriedade da família de Alessandra de Oliveira Belmock, na localidade de São Domingos, zona rural de Rio Novo do Sul.

"Meu irmão ajudou no parto, elas (as bezerras) foram batizadas de Lua e Estrela e estão muito bem. Já tinha ouvido falar em nascimentos de bezerros assim, mas na propriedade foi a primeira vez que temos essa bela surpresa", contou.

Os donos, familiares e as pessoas que moram na região ficaram surpresos. Pretinha é uma das duas vacas que existem na propriedade.

Produtor do Sul do ES registra nascimento de bezerras gêmeas — Foto: Alessandra de Oliveira Belmock

Segundo especialista, a situação é rara porque a reprodução foi de forma natural, não por inseminação artificial.

O zootecnista Filipe Barbosa Martins disse que casos assim, a partir de reprodução natural, são muito raros.

"Como não houve nenhuma biotecnologia, como fertilização in vitro, implantação de embrião, é muito raro o nascimento de dois bezerros, ainda mais sendo gêmeos idênticos. O normal em bovinos, na reprodução natural, com utilização de touro, é nascer um animal. Fato curioso é que se nascesse um macho e uma fêmea, ela seria estéril", explicou o especialista.

O caso do nascimento da Lua e da Estrela não é é um fato isolado, pelo menos no Espírito Santo.

Uma família de produtores rurais de Boa Esperança, no Norte do estado, foi surpreendida com dois partos naturais de bezerros gêmeos em um intervalo de dez dias, gestação considerada incomum em bovinos por médicos veterinários. Os casos foram registrados em junho.

O primeiro par do sexo feminino nasceu em 4 de junho e, o segundo, de dois machos, na segunda-feira (12). Além desses dois partos em menos de dez dias, outra propriedade do produtor Uiles Fontana Bis, também registrou um nascimento gemelar de bezerros com sexo masculino em abril deste ano. Ou seja: três partos de bezerros gêmeos.

"Muito surpreso e muito feliz. É difícil de acontecer. Meu filho foi até nas outras propriedades pra ver se pode ter acontecido mais lá", disse o produtor.

Douglas Bis e a filha Betina com os dois pares de bezerros gêmeos que nasceram recentemente na propriedade da família. — Foto: Arquivo pessoal

Douglas, filho de Uiles, é quem cuida dos animais das três propriedades da família, que também é produtora de café.

Ele contou que há cerca cinco anos foram registrados vários nascimentos de bezerros gêmeos, inclusive de sexos diferentes. Porém, desde então não tinha acontecido mais, até o primeiro dos três partos, registrado em abril deste ano.


Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem