A decisão foi tomada na última quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Foto: Divulgação |
A partir de 31 de julho 102 municípios brasileiros poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Dentre eles, seis municípios capixabas já estão aptos para a instalação: Alegre, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Itapemirim e Marataízes.
A decisão foi tomada na última quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com a medida, 1712 municípios brasileiros já contarão com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, o que significa 175 milhões de pessoas, ou 69,3% da população do país.
De acordo com a Anatel, no entanto, a solicitação pela instalação não significa que o equipamento será ativado de imediato.
"Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora", diz o comunicado do órgão.
Além disso, usuários de antenas parabólicas também terão que adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências
"Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF", relata o informativo.
Fonte: Folha Vitória