Livre do vício, meia-atacante Gabriel Gomes foi decisivo ao marcar o gol que levou a final para a disputa de pênaltis
Com um gol, Gabriel Gomes ajudou o Nova Venécia a conquistar o Campeonato Capixaba Sub-20 2023 e a vaga para a próxima edição da Copa do Brasil da categoria. No último sábado, o jogador entrou e marcou na vitória, por 2 a 1, diante do Porto Vitória, que levou a decisão para os pênaltis e celebração com 6 a 5 para o Leão do Norte, no Zenor Pedrosa.
Mas, se hoje o meia-atacante Gabriel foi um dos destaques da final do Estadual Sub-20, muita coisa aconteceu na carreira e na vida do jovem de 19 anos. Uma história com futebol, tráfico e perdas familiares.
O jogador do Nova Venécia Sub-20 nasceu no bairro Bonfim. A trajetória no futebol começou nas quadras do próprio bairro até atuar no projeto social Palestra. O Nova Venécia trouxe para a cidade do Noroeste do Espírito Santo as categorias sub-17 e sub-20. Mas, sem o time veneciano em atividade, Gabriel Gomes estourou a idade aos 15 anos e se envolveu com drogas.
- Achei que meu sonho estava perdido. Me envolvi com coisa errada. Mexi com droga por três anos. Muita gente falava mal de mim, me criticava, virei alvo de chacota na sociedade onde cresci. Fui muito humilhado. Aos 19 anos, em janeiro deste ano, consegui colocar minha cabeça no lugar depois de três anos passando por muita coisa: sofrimento e risco de vida. Tinha muitos vícios, fumava muito cigarro, maconha e já até cheirei. Consegui dar a volta por cima com Deus. Minha família me deu força, perdi meu pai também em acidente de moto, mais um baque para mim. Meu sonho sempre foi ser jogador de futebol. Isso nunca morreu dentro de mim. Eu tenho um filho de quatro anos e esse é meu maior motivo para voltar, dar um futuro melhor para ele e orgulho para o meu pai. Graças a Deus estou dando a volta por cima com muita dificuldade e garra - declarou.
Gabriel Gomes, atacante do Nova Venécia Sub-20 — Foto: Samuel Gomes |
A paixão por futebol veio com o falecido pai Marcelo da Conceição Contarato. Na família, Gabriel Gomes tem o DJ Mesquita. O primo foi responsável por remixar e tratar o beat “Dança do Pombo”, do MC Faísca, que estourou durante a Copa do Mundo 2022.
No sábado, com a presença do parente, Gabriel Gomes levou a partida para os pênaltis. Aos 33 minutos do segundo tempo, o jogador que também atua como atacante, colocou o Nova Venécia novamente à frente no placar.
- Saímos de Vitória com a cabeça erguida. Lutamos até o fim, mas o resultado não veio. O elenco é uma família. Somos verdadeiros leões, guerreiros, com um correndo pelo outro. Merecemos levantar esse troféu dentro de casa. Tinha que ser nós de qualquer jeito. Não podíamos deixar o adversário levantar o troféu dentro da nossa casa.
Gabriel Gomes e DJ Mesquita, no título do Nova Venécia no Campeonato Capixaba Sub-20 2023 — Foto: Arquivo Pessoal
Gabriel Gomes não esconde a vontade de realizar o sonho do pai. Longe das drogas há sete meses, a jovem promessa vislumbra a chance de ser promovida ao futebol profissional. Em 2024, o time veneciano estará na Copa SP de Futebol Júnior e na Copa do Brasil Sub-20.
- Ser campeão dentro de casa é algo inexplicável. Fiquei muito feliz em ter feito um gol para ajudar a equipe a ir para os pênaltis. Torcida maravilhosa, algo emocionante, só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem feito na minha vida. Estou dando a volta por cima. Muitos me criticaram, me criticam, mas devagar vou sendo abençoado. Muito feliz.
Com o título inédito, além de conquistar a vaga para a Copa SP de Futebol Júnior 2024, o Nova Venécia também vai representar o Espírito Santo na Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem.
Fonte: ge ES