Personagem criados pelo espanhol foram usados para desenhos animados e filmes
O cartunista espanhol Francisco Ibanez, 1978, Madri, EspanhaGianni Ferrari/Cover/Getty Images
Francisco Ibanez, o quadrinista espanhol mais conhecido do final do século 20 e que ficou famoso pela tira infantil “Mortadelo e Salaminho”, morreu, informou seu editor nesse sábado (15). Ele tinha 87 anos.
“É com grande tristeza que a Penguin Random House Group Editorial anuncia que esta manhã o grande cartunista Francisco Ibanez morreu em Barcelona”, disse a editora em um comunicado.
Ibanez cresceu em Barcelona onde começou a desenhar na esquina do jornal de seu pai, não tendo encontrado outro papel para trabalhar na casa de sua família.
Em 1943, aos sete anos, recebeu cinco pesetas (moeda corrente da Espanha entre 1869 e 2002) por seu primeiro desenho animado nos quadrinhos Chicos, mas a conselho do pai estudou contabilidade e trabalhou em um banco após sair da faculdade.
Para desgosto do pai, ele largou o banco para trabalhar com quadrinhos e em 1958 nasceu ““Mortadelo e Salaminho”, protagonizado por dois agentes secretos que trabalham para a TIA, uma paródia da CIA.
A tira se tornou um enorme sucesso e os personagens foram usados para desenhos animados e filmes, e foram traduzidos para nove idiomas, disse a editora.”Nos despedimos da figura mais importante dos quadrinhos espanhóis”, twittou Penguin.
“Ele nos deixa o enorme legado de sua lucidez, senso de humor e mais de 50.000 páginas com personagens memoráveis que fizeram a alegria de um grande número de leitores.
Arturo Perez-Reverte, um escritor espanhol mais conhecido por seus romances alatriste, twittou: “Com a morte de Ibanez, quase todos nós que éramos crianças na Espanha estamos de luto”.
Casado com Remedios Solera, o casal teve duas filhas. Quando crianças, gostavam de ler histórias em quadrinhos dos rivais de Ibanez.
Fonte: CNN Brasil