Após 34 anos, Terceira Ponte ganha ciclovia e novas faixas; ampliação será entregue no próximo domingo (27)


Terceira Ponte é a quinta maior em extensão do país, com 3,3 km, e 70 m de altura no vão central / Foto: Max Fonseca

Um cartão postal capixaba. Não há como pensar no Espírito Santo sem se lembrar da imponência da Terceira Ponte, que atravessa a Baía de Vitória conectando a capital do estado à Vila Velha.

E, para além de um símbolo da arquitetura e da paisagem capixabas, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça – nome oficial da via – é fundamental para a mobilidade urbana na região metropolitana.

Nesta semana, a Terceira Ponte completou 34 anos. Inaugurada em 23 de agosto de 1989, os estudos iniciais para a construção de uma nova ligação entre Vitória e Vila Velha remontam à década de 1960.

Mas foi em 1973 que o então governador Artur Gerhardt Santos começou o projeto. Porém, as obras foram iniciadas, de fato, em 1978, no governo Elcio Alvares. Em 1980, elas foram paralisadas por falta de recursos e só foram retomadas quatro anos depois pelo governador Eurico Resende.

Os governadores Gerson Camata e José Moraes deram continuidade ao projeto e a Terceira Ponte foi entregue à população capixaba na gestão Max Mauro.


Próximo domingo (27), entrega da Ciclovia da Vida e de novas faixas

Pedalaço marcado para 9h30 marca entrega da ciclovia e de novas faixas para o tráfego de veículos; a partir da tarde programação conta com atrações culturais e show de drones

Obra teve início em 2021 e foi orçada em R$ 127 milhões / Foto: Lucas S. Costa/Arquivo Ales

O governo do Estado vai inaugurar no domingo (27) a Ciclovia Detinha Son (Ciclovia da Vida) e a ampliação da Terceira Ponte, prometendo melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Espírito Santo. Está marcado um pedalaço às 9h30, com concentração na Praça do Papa, em Vitória. 

O “Pedalaço da Paz” partirá da Praça do Papa rumo à Vila Velha. Os ciclistas atravessarão os municípios tanto pela Ciclovia da Vida como pela Terceira Ponte, que estará fechada para o evento desde as 8 horas. Os interessados em fazer a travessia pela ciclovia deverão se inscrever nas lojas credenciadas ao evento ou na concentração.

A inscrição será feita mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível, que dará direito ao kit com a camisa rosa, que será obrigatória para acessar a ciclovia. Os ciclistas que optarem por fazer a travessia pela ponte não precisam fazer a inscrição. As trocas podem ser feitas na loja Celeiros Bike, em Vila Velha, e nos supermercados Extrabom de Valparaíso, Goiabeiras, Itapuã e Itacibá.

Pedestres interessados em participar terão acesso por uma faixa exclusiva da ponte para fazer a travessia. A expectativa dos organizadores é que mais de 4 mil pessoas participem da travessia. Terminado o “Pedalaço da Paz”, tanto a ciclovia quanto a ampliação da Terceira Ponte estarão oficialmente liberadas para uso.


A ampliação foi feita a partir da remodelagem das barreiras de proteção lateral da ponte. As barreiras originais, que eram maiores, foram derrubadas e reconstruídas na parte mais externa da construção, ampliando o espaço para o tráfego dos veículos. O pedágio continuará sendo cobrado apenas em um sentido (Vila Velha x Vitória), no valor de R$2,80.


Ciclovia

Já quem optar por utilizar a Ciclovia da Vida no dia a dia deverá também estar atento às orientações do Detran-ES. Utilizar equipamentos de segurança; fazer a manutenção preventiva da bicicleta; transitar no sentido da via; obedecer à sinalização; e pedalar com cuidado e atenção. Também vale lembrar que para os ciclistas não será feita a cobrança de pedágio.



Acessos

Para acessar a ciclovia, ciclistas que saírem de Vitória, devem passar pela Avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça. A chegada em Vila Velha será na Rua São Paulo, próximo à Avenida Champagnat.

Para quem sai de Vila Velha o acesso será pela na Rua São Paulo com a Avenida Champagnat e a saída na Rua Tenente Francisco Mário Brito, próximo ao Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá.


Serviço

Programação e orientação para imprensa
  • 8h - Fechamento da Terceira Ponte / Coletiva de imprensa no Cais das Artes – Em seguida, a imprensa estará liberada para acessar a 3ª Ponte ou Ciclovia da Vida, caso queira, a pé ou de bicicleta. Nenhum veículo motorizado terá acesso à ponte – Orientações: Caso os jornalistas queiram acessar a Ciclovia da Vida terão que se posicionar no Mirante devido ao intenso fluxo de ciclistas. Caso queiram ir pela Terceira Ponte, os profissionais deverão se posicionar na via de fora, pois esta estará fechada para os pedestres.
  • 8h30 - Concentração para o Pedalaço pela Paz 2023 na Praça do Papa
  • 9h30 - Início do Pedalaço pela Paz 2023, inaugurando oficialmente a Ciclovia da Vida – Trajeto: Um grupo irá rumo a Vila Velha pela Ciclovia da Vida, enquanto o restante irá pela Ponte. Ao chegar à Vila Velha, os ciclistas retornam até a Praça do Papa passando todos pela ponte. – Após o fim do passeio, a ponte e a Ciclovia estarão liberadas
  • 16h - Início do Festival Luzes pela Vida (Cais das Artes) – Abertura dos portões do Cais das Artes. Orientações: Para acessar o local, serão disponibilizados ingressos gratuitos pela plataforma Sympla. As vagas restantes poderão ser preenchidas no momento do evento na própria portaria do Cais das Artes.
  • 16h às 16h45 - Show da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
  • 17h - Ato ecumênico pela vida
  • 17h30 - Solenidade oficial com fala das autoridades
  • 18h30 - Show das Águas
  • 18h40 - Show de Luzes, com previsão de 10 minutos de duração
  • 19h - Coletiva de imprensa



Postagem Anterior Próxima Postagem