Copos plásticos são reciclados e viram móveis para escolas públicas

As cadeiras e mesas foram todas produzidas a partir de copos de plásticos recolhidos durante a São Silvestre. Foto: Reprodução/Abiplast.

Os mais 747kg de matéria prima reciclada de copos de plásticos distribuídos na 97° Corrida São Silvestre, no ano passado, serão transformados em mesas e cadeiras e distribuídos para escolas públicas e uma ONG de Pernambuco, agora em agosto.

A ação é uma iniciativa da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Tramontina, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida. O objetivo é mostrar para a sociedade a importância de descartar corretamente resíduos, além de beneficiar a quem mais precisa!

Ao todo, 214 mesas e 420 cadeiras foram fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade da Tramontina. A doação do mobiliário vai beneficiar mais de 682 crianças. Esse é o terceiro ano da iniciativa, que também já distribuiu caixas organizadoras e lixeiras, todas produzidas com material reciclado. Incrível!

Reciclando e ajudando

Esse é o objetivo!

Os copos de água, usados pelos participantes durante o trajeto da prova, foram recolhidos e transportados até a Plastimil, fabricante de plásticos reciclados.

As cores, azul e vermelho, ficaram sob responsabilidade da empresa Colorfix, que usou a resina pós-consumo (PCR) para pintar o mobiliário.

Mas foi em Pernambuco, em uma filial da Tramontina especializada em trabalhar com o material, que os antigos copos de plásticos da São Silvestre ganharam vida. Lá, eles foram transformados em móveis que serão distribuídos para escolas públicas em regiões de vulnerabilidade.

Para Rui Baldasso, diretor da empresa, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa.

“Orgulho em poder contribuir com a qualificação dos espaços de ensino e torná-los mais receptivos às crianças”, disse Rui. Com certeza elas vão amar, as mesas e cadeiras ficaram lindas!

Escolas públicas e ONG

A entrega será realizada em Pernambuco, agora, no mês de agosto. E os alunos mal podem esperar!

Os beneficiários são escolas públicas da região e a ONG Movimento Inspire, apadrinhada pela Tramontina para ajudar em projetos de transformação social.

“Participar de uma ação que une atores com o objetivo da sustentabilidade vem muito ao encontro do que a Corfix acredita. Educar sobre o destino de resíduos, incentivar nosso segmento a utilizar matéria-prima reciclada e ainda impactar vidas”, explicou Francielo Fardo, diretor-superintendente da Colorfix.

Movimento Plástico Transforma

A ação foi idealizada pelo Movimento Plástico Transforma, criado em 2016 para promover conteúdo e ações educativas sobre a reciclagem do plástico.

“Essa é a terceira vez que realizamos a ação, e, a cada edição, temos mais clareza do sucesso que busca evidenciar as vantagens do descarte correto e reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirmou Mariana Cardoso, integrante do grupo técnico do Movimento.

Ao todo, nas três edições do projeto, quase 130 mil alunos foram beneficiados. Além das caixas organizadoras doadas em 2021, das lixeiras em 2019 e das mesas e cadeiras na edição de 2022, os alunos ganham também conhecimento, entendendo a importância da reciclagem para o nosso planeta.

Olha que graça, alguém tem dúvida que os alunos vão adorar os móveis novos? Foto: Reprodução/Movimento Plástico Transforma.

Com informações de Movimento Plástico Transforma.


Postagem Anterior Próxima Postagem