Dia dos Pais: veja cuidados que você deve ter ao comprar presente pela internet

Consumidor deve ficar atento ao comprar produtos para evitar golpes e prejuízo

Foto: Divulgação

O Dia dos Pais está chegando! Neste ano, a data será celebrada em 13 de agosto. Diante da rotina agitada, muitos filhos e filhas optam por comprar os presentes pela internet.

No ano passado, por exemplo, as compras virtuais registraram crescimento de 33% nas vendas no e-commerce, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Produtos como cosméticos e joalherias tiveram as maiores altas. Os itens de vestuários e livrarias também se destacaram.

O especialista em marketplace, Rodrigo Garcia, separou algumas dicas para que você possa planejar os seus gastos. Veja a seguir:

CONFIRA DICAS PARA EVITAR PREJUÍZO NAS COMPRAS

Planeje os gastos

Deixar para decidir de última hora e comprar por impulso não é uma boa escolha. O ideal, segundo especialistas, é que o consumidor planeje e organize as compras para ser mais assertivo, fazer uma boa escolha e evitar gastos desnecessários.

“Quem não se planeja não tem tempo de pesquisar preços e, por isso, pode acabar pagando mais caro ou até mesmo não achando o produto que deseja”, explica Rodrigo.

Outra desvantagem da falta de planejamento é o risco de comprar por impulso. O consumidor pode comprar algo que não deseja de fato.

"Antecipar-se também evitar casos de problemas logísticos devido à alta demanda de datas comemorativas. Sendo assim, prefira comprar ou ao menos se organizar com antecedência”, recomenda.

Cuidado com a forma de pagamento

Fique atento às formas de pagamento oferecidas. Segundo Rodrigo, muitas pessoas não se atentam de início às "letras miúdas" e acaba se frustrando quando finaliza a compra. Ele lembra que muitos sites exibem o valor das parcelas em maior destaque, o que atrai o consumidor.

Para evitar perda de tempo e experiências negativas, é sempre recomendado checar essa informação logo que se entra no site. “O consumidor poderá procurar outra loja virtual que ofereça as condições que ele deseja”, explica

Outra dica é verificar se o site em questão oferece programas de fidelidades, como o cashback.

Tenha atenção às condições de trocas e devoluções

Antes de fechar o pedido, verifique com cuidado as políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. Muitas lojas online oferecem frete reverso para trocas, em que o consumidor não precisa pagar pela taxa de frete novamente.

É preciso destacar que o Código de Defesa do Consumidor garante sete dias para devolução nas compras não presenciais.

Corra de sites duvidosos

Um dos principais cuidados é verificar a procedência do site. Em que as compras serão realizadas. Pesquise referências da loja virtual, veja a experiência de outros consumidores, atente-se aos índices de segurança digital, como o cadeado na barra do link.

“É preciso evitar grandes descontos em sites desconhecidos para pagamentos por boleto ou pix, a compra quando feita por cartão permite contestar o pagamento caso o cliente não receba o produto”, explica Rodrigo.

Atenção aos falsos descontos

Além de visitar diferentes sites com antecedência, para comprar preços, também é recomendado acompanhar os valores dos produtos de interesse em cada site, por pelo menos alguns dias.

VEJA COMO DENUNCIAR IRREGULARIDADES

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) oferece aos consumidores a possibilidade de registrar denúncias de irregularidades pela internet e problemas de consumo.

Para isso, basta acessar o site www.procon.es.gov.br, clicar em “Atendimento Eletrônico” e preencher o cadastro com os dados pessoais e relatar o fato.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem