O mercado de trabalho está mudando drasticamente, sobretudo, após a incorporação de novas tecnologias. Por isso, as demandas profissionais também sofrem alterações.
O cenário profissional está cada vez mais sendo influenciado pela tecnologia, sobre isso não restam dúvidas, mas ele também pode ser impactado por vários outros fatores.
O que podemos incluir nessa perspectiva são as mudanças econômicas, avanços tecnológicos, tendências de mercado, demanda por certas habilidades e setores em crescimento.
Quando falamos dos processos tecnológicos, precisamos citar as ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Elas vêm ganhando mais destaque no ramo empresarial, nos governos e no ensino.
E, se você está antenado nos noticiários, só se fala disso, o mercado de trabalho já começou a ser transformado por esse movimento das IAs.
O futuro das profissões
Espera-se que cerca de 23% dos empregos sofram mudanças até 2027. Com isso, a profissão que vai liderar o ranking de oportunidades, segundo o Fórum Econômico Mundial, serão os especialistas em IA.
Porém, tal mudança gerará também novas oportunidades: cerca de 69 milhões de novos empregos criados nos próximos 5 anos.
A grande preocupação é que cerca de 83 milhões de empregos devem desaparecer. E é aqui que os especialistas em IA vão desempenhar um papel importante.
(Imagem: Divulgação) |
Em um relatório sobre o futuro do trabalho, as organizações apontaram que o panorama é promissor para especialistas em IA e aprendizado de máquina (Machine Learning).
Dessa forma, é esperado que as IAs sejam um dos maiores impulsionadores possíveis para o deslocamento algorítmico e adotadas por mais de 75% das empresas pesquisadas.
Quando perguntado para as organizações, 50% delas estimam um crescimento de empregos, já outras 25% especulam perdas nos postos de trabalho.
No cenário dos empregos que vão ganhar destaque, não seria novidade se os especialistas em IA e Machine Learning aparecessem no topo da lista de empregos do futuro.
Embora seja importante que o profissional tenha uma base sólida sobre os conceitos, como funciona e as aplicações da IA, ele não precisa necessariamente dominar técnicas avançadas de programação e desenvolvimento. O objetivo é liderar equipes para implementarem as IAs nas empresas.
Fonte: Escola Educação