Lidar com a necessidade de controle, estresse e ansiedade é um desafio que a maioria de nós vivencia todos os dias. Mas o que você ainda não sabe é que superá-lo está mais ao seu alcance do que você imagina. Basta que você utilize a seu favor um recurso que seu corpo já te proporciona.
Quando falamos na criação de hábitos, logo pensamos que eles servem para nos ajudar a alcançar nossos objetivos e fortalecer nossa disciplina, não é? Mas os benefícios de criar hábitos vão muito além disso.
A boa notícia é que nosso cérebro ama hábitos. Comportamentos que se repetem o ajudam a economizar esforço e energia através da criação de padrões. O seu cérebro sempre estará criando padrões, quer você queira ou não: pense no cafézinho que você toma toda manhã, na sua forma de dirigir, nos seus hábitos alimentares… tudo isso são hábitos.
Sabendo que os hábitos sempre serão criados, independentemente se eles trazem consequências positivas ou negativas… por que não usar isso ao seu favor e focar na criação de hábitos que te ajudam a superar as suas maiores dificuldades, como a ansiedade e o estresse?
Veja como criar hábitos te ajuda a superar a ansiedade e o estresse:
Quando você cria hábitos na sua rotina, você cria previsibilidade, estabilidade e uma sensação de estar no controle da sua própria vida – ou seja: você afasta da sua vida as coisas que mais desencadeiam ansiedade: falta de previsibilidade, instabilidade e vulnerabilidade.
Dentre tantas coisas que você não controla, a sua rotina e o seu estilo de vida são coisas sobre as quais você possui autonomia e deve ter como aliados para confiar em si mesmo e na sua capacidade de construir o que você deseja.
É a sua rotina e o seu estilo de vida que vão te proporcionar uma sensação de segurança e previsibilidade em meio ao caos da vida, reduzindo seus níveis de stress, ansiedade e depressão. Afinal, criar estabilidade em algumas áreas nos ajuda a lidar melhor com a instalibidade inevitável de outras áreas.
Além disso, uma vez que você desenvolve um hábito, o seu cérebro passa a fazer aquilo sem esforços, liberando espaço para que você esteja presente em outras tarefas, seja mais criativo e produtivo no trabalho. Portanto, quando você já tem hábitos instalados no seu dia a dia, você poupa tempo e esforço mental, já que não precisa mais se esforçar para tomar decisões acerca de certas tarefas, pois elas já se tornam automáticas.
Sem o hábito, além de gastarmos tempo e energia tomando decisões, ainda há o risco de nos deixarmos vencer pelo desejo de estar na zona de conforto e abandonarmos as atividades nas quais queremos nos engajar.
É fácil comprovar isso se você tiver uma rotina matinal, por exemplo: você acorda e, quando menos espera, já meditou, leu e se exercitou de forma automática. Tudo isso sem precisar cansar o seu cérebro tomando decisões. Quando chega a hora de ir ao trabalho, você ainda está totalmente disposto(a) e energizado(a).
Quando você vai dormir, você tem a paz de que no dia seguinte você executará toda uma rotina saudável, que você sabe que faz bem para o seu corpo e que te ajuda a confiar em si mesmo(a). Tudo isso, de forma natural.
Sendo assim, que tal aproveitar esse exemplo e começar a investir na criação de uma rotina que ofereça maior segurança, previsibilidade e energia para o seu dia a dia?
Fonte: Folha Vitória