A tecnologia da montadora usa bobinas na superfície da estrada que enviam energia sem fios para veículos, mesmo em movimento
(Imagem: Philip Lange / Shutterstock)
Uma nova patente da Ford registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) mostra uma visão da gigante americana para o carregamento de veículos elétricos no futuro.
O documento descreve como bobinas conectadas a uma fonte de eletricidade podem ser incorporadas na superfície das estradas para transmitir energia sem fio para receptores instalados nos EVs.
Como funciona a nova tecnologia de carregamento da Ford
- A tecnologia dependerá de veículos equipados com radar de penetração no solo para funcionar.
- São eles que irão detectar e alinhas as bobinas automaticamente com o receptor do veículo para otimizar a potência do carregamento.
- A proposta, se pegar, poderia levar os carros elétricos a terem baterias menores, o que por sua vez pode tornar os veículos muito mais leves e eficientes, mas o sistema não fica livre de críticas.
- A principal são os custos potenciais de colocar fio de cobre nas estradas. A novidade foi descoberta pelo pessoal do Green Car Reports.
O alcance de detecção do radar se estende além da bobina de carga abaixo de um veículo na mesma direção de deslocamento, diz o documento de registro da patente. Imagem: Reprodução/USPTO
Um treco do documento da patente diz o seguinte:
A invenção otimiza o acoplamento indutivo entre bobinas receptoras montadas no veículo e bobinas de transmissão incorporadas na estrada, a fim de maximizar a taxa de carregamento do veículo durante a condução em alta velocidade.
O radar de penetração no solo detecta e mapeia as bobinas de carga incorporadas para que um caminho de veículo possa ser traçado com a capacidade de carga ideal.
Tecnologia já foi testada antes
A startup israelense ElectReon já testou algo parecido com sucesso em 2021. Sua tecnologia de carregamento sem fios funcionou em velocidades de até 60 km/h usando um caminhão de 40 toneladas em um segmento de uma estrada na Suécia.
Outro teste mais recente e similar realizado pela Stellantis conseguiu carregar um Fiat 500e em movimento e sem fio em um trecho de 1 km de estrada na Itália.
Fonte: Olhar Digital