“Arranjos Produtivos - Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade” é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio da Casa dos Municípios; prefeito Marcos guerra participou do evento que serviu para conscientizar e informar os produtores sobre a importância do projeto que tem o incentivo do presidente da Assembleia, Marcelo Santos
Construído a partir do projeto “Interagir para Construir” criado pelo ex-deputado estadual Padre Honório, o projeto “Arranjos Produtivos - Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade” foi apresentado na segunda-feira, 31/07, em Jaguaré. Em um esforço de atração dos produtores de base familiar, o gabinete do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Ales, Marcelo Santos, esteve presente no município para explicar aos agricultores como o projeto será realizado.
Quem recebeu os produtores rurais foi o assessor da Casa dos Municípios e coordenador do projeto “Arranjos Produtivos”, Fábio Gomes. Fábio explicou que o projeto prevê diversas atividades e formação capacitando o trabalhador rural para acessar os recursos subsidiados pelo Estado. Os trabalhadores rurais interessados poderão, a partir do acesso aos recursos, diversificar a produção de culturas, sempre com foco na sustentabilidade e no aumento da renda. O projeto é executado pela Casa dos Municípios, em parceria com o Governo do Estado, Aderes, Senar e Sebrae.
Parceria entre Prefeitura de Jaguaré e Ales
O prefeito Marcos Guerra participou da reunião e conclamou os agricultores do município a participarem do projeto. “Temos um grande número de agricultores de base familiar que são trabalhadores incansáveis. O acesso aos recursos oriundo do projeto vai, certamente, representar um salto na vida de muitos desses produtores. A Prefeitura de Jaguaré é parceira de primeira hora dessa iniciativa e do deputado Marcelo Santos. São boas parcerias que trazemos para jaguaré”, afirmou Marcos Guerra.
Fábio Gomes explicou que os recursos estão em conta. “O objetivo do projeto é oferecer aos agricultores familiares e empreendedores, condições de desenvolverem suas produções a partir de recursos do Governo do Estado. Recursos esses que já estão em caixa para serem acessados pelos produtores”, destacou Fábio lembrando que o projeto terá início formalmente no início de setembro com a realização do primeiro seminário.
O deputado Marcelo Santos destaca a parceria entre a Prefeitura de Jaguaré, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, por meio da Aderes, no projeto de arranjos produtivos. “É de extrema importância para impulsionar o desenvolvimento econômico da região e fomentar a criação de oportunidades para os empreendedores locais. Buscamos fortalecer e ampliar os arranjos produtivos já existentes no estado, com foco especial na agricultura familiar. Todo esse esforço concentrado será em fornecer condições para que os produtores possam produzir mais e melhor, contando com o apoio da Casa dos Municípios”, ressaltou Marcelo Santos.
O projeto está sendo realizado por etapas. Essa primeira etapa busca conscientizar os trabalhadores rurais sobre o projeto “Arranjos Produtivos”. Ainda estão no cronograma a realização de seminários, dias de campo, cursos, visitas técnicas e assistência técnica individual, que será realizada uma vez a cada mês. Durante o seminário, o produtor poderá escolher com qual cultura quer trabalhar, participar das oficinas.
Assessoria da Prefeitura de Jaguaré