A sonda Juno conseguiu aproximar-se de maneira que não havia conseguido anteriormente e captou imagens incríveis da lua Io, um dos maiores satélites naturais de Júpiter.
Segundo as últimas notícias da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), foi divulgada uma nova foto da lua Io, de Júpiter, — um dos quatro grandes satélites do planeta.
A imagem foi tirada após a aproximação da sonda Juno, no último dia 30 de julho. A sonda conseguiu chegar a 28.485 quilômetros do astro, permitindo as imagens mais detalhadas registradas até o momento do satélite.
Io é considerada a mais vulcânica do Sistema Solar, um efeito resultante de sua interação com as outras luas de Júpiter, como Europa e Ganímedes.
Veja comunicado da Nasa
(Imagem: Nasa/Reprodução)
No comunicado oficial, por meio do qual compartilhou as novas fotos, a Nasa declarou: “Não apenas o maior planeta do nosso Sistema Solar exerce uma força gravitacional constante sobre Io, mas também suas ‘irmãs’. (…) O resultado é que Io está constantemente sendo torcida e esticada, ações associadas à criação da lava que é vista jorrando de seus muitos vulcões”.
Em março deste ano, a sonda Juno já havia enviado imagens a 51 mil quilômetros do satélite — algo que não acontecia desde 2006, durante a Missão New Horizons, da Nasa, que ia em direção a Plutão.
Especialistas notaram diferenças e mudanças ao comparar as imagens mais antigas com as mais recentes.
O que mudou na lua Io?
De acordo com Jason Perry, que trabalhou com as imagens das missões Cassini e Galileo, as alterações são discretas, mas perceptíveis quando se comparam às imagens das missões.
“A primeira é um pequeno fluxo do extremo leste de Girru East”, compartilhou. E foi além: “Material avermelhado em Io indica a presença de S3-S4, enxofre de cadeia curta, que precisa ser resfriado regularmente por meio de vulcanismo ativo e de alta temperatura”, explicou.
A sonda Juno já realizou mais de 49 órbitas ao redor de Júpiter, realizando sobrevoos sobre a lua Io. A sonda seguirá em uma missão estendida até setembro de 2025 e continuaremos recebendo novas imagens conforme as missões acontecem.
Fonte: Escola Educação