Ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico auxilia na plasticidade dos neurônios e evita a morte deles, ao melhorar as funções cerebrais
HMB ajuda a proteger os neurônios / FREEPIK/NENSURIA
Um estudo realizado por pesquisadores da Rush University Medical Center e da Simmaron Research Institute, Technology Innovation Center, ambas nos Estados Unidos, identificou que o HMB (β-hidroxi β-metilbutirato, ou ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico), suplemento utilizado para auxiliar o ganho de massa muscular, pode ajudar na proteção cognitiva do cérebro, inclusive contra doenças como o Alzheimer.
A pesquisa, publicada no científico Cell Reports, mostrou em testes com camundongos que o suplemento é capaz de aumentar a plasticidade do hipocampo, área do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória.
Isso se dá porque o HMB exerce a função de conector do PPARα (receptor ativado por proliferador de peroxissoma), um receptor hormonal que faz parte da metabolização de gordura e que, em sua expressão, tem papel importante nas funções cognitivas. Com isso, o suplemento aumenta a expressão do PPARα e melhora a plasticidade dessa área do cérebro.
Ainda, o HMB foi capaz de reduzir o aglomerado de proteínas no cérebro, que são uma das características do Alzheimer, ao proteger os neurônios contra a morte.
Assim, a pesquisa sugere que o suplemento pode ser um tratamento eficaz em potencial contra o Alzheimer. No entanto, ainda seriam necessários mais estudos para comprovar a ação entre humanos.
Fonte: exame.com