TRAMITANDO | Fim da placa Mercosul? Informações sobre cidade e estado podem voltar


Novo projeto de lei do Senado quer nova alteração nas placas veiculares do Brasil. Entenda o motivo e veja o argumento do senador.


Um projeto de lei que propõe o retorno das informações de cidade e estado nas placas veiculares está em tramitação no Senado Federal. Seria esse o fim da Placa Mercosul?

O PL 3.214/2023, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), está atualmente em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, se aprovado, seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o texto do projeto, a ideia é alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar obrigatória a inclusão das informações de cidade e estado nas placas veiculares, dados que foram suprimidos com a adoção da placa Mercosul. Para o senador Amin, essas informações são de grande importância para as autoridades de trânsito e segurança, facilitando, inclusive, a identificação dos veículos.

Essa maior facilidade em saber a origem do veículo pode auxiliar na identificação em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte. A placa cinza, modelo utilizado antes da placa Mercosul, trazia uma tarjeta na parte superior com os dados de cidade e estado de emplacamento.

O projeto de lei não especifica como essa mudança será implementada, portanto, não se sabe se a placa cinza voltará a ser o padrão em todo o Brasil ou se uma nota ou etiqueta será adicionada à placa Mercosul. Até lá, as diretrizes atuais estabelecidas pelo Contran permanecem em vigor.


Da Redação / Com informações Agência Senado




Postagem Anterior Próxima Postagem