Com o aumento do nível das águas do rio Mendenhall, autoridades municipais emitiram ordens para retirada dos moradores
Momento em que estrutura colapsa e desaba no rio Mendenhall — Foto: Reprodução
Um vídeo mostra o momento exato em que uma casa desaba e cai em um rio na capital do Alasca, Juneau, no domingo. Autoridades municipais emitiram ordens de retirada aos moradores. A estrutura colapsou devido a uma inundação que acomete a cidade desde sábado, quando uma empresa glacial foi rompida — levando a uma enchente recorde, segundo a Reuters.
Nas imagens, é possível perceber que boa parte da casa já estava sobre o rio, ou seja, sem qualquer sustentação do solo.
Esse tipo de inundação ocorre quando a água represada passa a “escapar” através de pequenas fissuras encontradas nas barragens de gelo, cuja espessura tem diminuído ao longo dos anos devido ao aquecimento global, alerta a agência.
Desde 2011, a "Bacia do Suicídio" tem sofrido com esses pequenos "escapamentos", embora o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, em inglês) tenha alertado que a inundação atual está afetando novas áreas, de acordo com a CNN.
Com isso, o nível da água do Mendenhall chegou a quase 4,6 metros no início da manhã de domingo. O aumento, corresponde a quase 1 metro em relação ao recorde registrado em 2016 e a 1,54 metro em relação aos níveis considerados “moderados” para o NWS.
Ainda na noite de sábado, árvores de grande porte foram atingidas e acabaram caindo no rio Mendenhall devido ao aumento do nível das águas, que corroeu as margens.
Fonte: O Globo