VÍDEO: Moradores assistem de 'camarote', na varanda de casa, a show de baleia em praia de Guarapari


Moradora contou que estava almoçando com a família na varanda, nesta segunda-feira (28), quando eles viram a baleia pulando no mar perto da Praia das Castanheiras.


Que as baleias dão um show enquanto passam pelo litoral do Brasil para se reproduzir todo mundo sabe. Muitos passeios de observação turística são feitos inclusive no Espírito Santo para acompanhar um pouco mais de perto a passagem delas. Mas e se você nem precisasse sair de casa para assistir a esse espetáculo? Foi exatamente o que aconteceu com a instrutora de yoga Natália Porto da Silva e o marido Paulo Henrique, que puderam assistir baleias passando pela Praia das Castanheiras, em Guarapari, de camarote, na varanda de casa, na segunda-feira 28.

"A gente tinha acabado de almoçar, estávamos eu, minha sogra e meu marido, e aí eu olhei e achei estranho. Pensei que não existia aquela pedra ali. Eu vi um movimento na água diferente e pensei: 'por que está tendo uma arrebentação ali?'. Aí eles olharam e na hora ela pulou de novo", disse a instrutora de yoga.

No vídeo, é possível ouvir a empolgação dos três quando conseguem ver a baleia pulando mais de uma vez no mar.


Segundo publicação do g1 ES, a família disse que acredita ter visto pelo menos três baleias passeando pelo litoral. Natália é do Rio Grande do Sul, e o marido, de Brasília. O casal passou a morar em Guarapari em 2021, mas já tem a casa por lá, onde também passavam temporadas há anos.

Baleias-jubarte estão se aproximando mais da costa em Guarapari — Foto: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte


A espera do retorno

"Eu espero agora todo o dia. A gente olha pro mesmo lugar esperando por elas. Foi muito emocionante, um espetáculo da varanda. A gente assistiu de camarote", contou Natália.

Segundo o oceanógrafo e coordenador do Projeto Baleia Jubarte no Espírito Santo, Paulo Rodrigues, as baleias têm aparecido mais próximas da costa em Guarapari. O oceanógrafo disse que os animais que deram o "espetáculo particular" são baleias-jubarte.

"Pode ser que as ilhas atraiam esses animais para mais próximo e ocorrer que um animal ou outro se aproxime mais da costa e explore a região, sendo possível ser observadas da terra. Apesar de a área de ocorrência maior ser a partir das 8 milhas náuticas da costa", explicou o oceanógrafo.

Além disso, Paulo destacou que com a população de baleias aumentando, é possível que registros como esse sejam mais frequentes.

"A população de baleias cresceu, saindo da ameaça de extinção e atingindo 30 mil indivíduos, assim estão reestabelecendo antigas áreas reprodutivas. Como faz parte da área reprodutiva, às vezes temos baleias que exploram áreas como essa. Esse mesmo exemplo vem acontecendo em Arraial do Cabo e Ilha Bela, onde estamos ampliando nossas bases de atendimento e apoio ao turismo", comentou Paulo.

VEJA VÍDEO AQUI 

Da Redação / Com informações do g1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem