Uma pedra deixou uma rua interditada em Vitória; já em Vila Velha, na Grande Vitória, houve vários pontos de alagamento.
Bairro de Cobilândia ficou alagado devido a chuva forte no estado — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
A chuva na Região Metropolitana de Vitória deixou várias ruas alagadas em Vila Velha e provocou um deslizamento de terra em Vitória na manhã da segunda-feira (28). Um vídeo feito por moradores mostra o momento em que a pedra desce em direção à pista.
Vitória e Vila Velha estavam na lista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dos municípios do país que registraram maior volume de chuva nas últimas 24h até as 8h da segunda-feira.
Segundo a Defesa Civil de Vitória, uma vistoria foi feita após o deslizamento de solo com queda de rochas de médio e grande porte na Rua Joaquim Tavares da Silva, no bairro Fradinhos.
Vitória teve deslizamento de terra em Fradinhos — Foto: Reprodução/Redes sociais
Ainda segundo a prefeitura, a via ficou fechada e nenhuma casa foi interditada, mas a Defesa Civil vai continuar monitorando a situação.
Um relatório técnico será feito pelo órgão para o proprietário do terreno.
Já em Vila Velha, o bairro de Cobilândia registrou na manhã da segunda-feira (28) vários pontos de alagamento. Segundo moradores, as ruas estão alagadas desde a noite do domingo (27).
Algumas placas foram colocadas por moradores em ruas alagadas para evitar que carros passem e a água acabe entrando nas residências.
Em Nova Cobilândia, muitas ruas também ficaram cobertas pela água.
Aulas
Apesar da situação de várias ruas atingidas pelos alagamentos em Vila Velha, a Secretaria de Educação do município informou que as aulas e atividades da rede municipal de ensino seguem normalmente na segunda-feira (28), sem alterações.
Em Vitória, a prefeitura informou que já estava previsto que não haveria aula nesta segunda em razão do Conselho de Classe nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Planejamento coletivo/formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) já previstos no calendário escolar.
Previsão de chuva continua
Segundo o Climatempo, a instabilidade ganha força no estado, com Vitória em alerta para o risco de temporais e Linhares e São Mateus também podem registrar acumulados elevados de chuva.
Ainda de acordo com a previsão, Vitória deve passar a semana com uma diminuição mais significativa tanto nas mínimas quanto nas temperaturas máximas e com muita umidade e previsão de chuva.
Chuva no ES. — Foto: Ricardo Medeiros
A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostra que para esta segunda-feira (28) na Grande Vitória a temperatura mínima será de 19°C e máxima de 24°C, com muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Em Vitória: mínima de 20°C e máxima de 23°C.
VÍDEO 2 - Reportagem do ES1 mostra alagamentos
Fonte: g1 ES