Roer as unhas pode parecer inofensivo, mas é um hábito capaz de prejudicar — e muito — a sua saúde. Confira por quê!
Não é muito difícil encontrar pessoas que roem as unhas em nosso círculo de amigos ou familiares. Pode reparar, sempre tem alguém com esse hábito — que pode, ou não, estar ligado à ansiedade.
Roer as unhas até parece algo inofensivo, sem consequência alguma para o seu corpo, com exceção da estética das mãos. No entanto, isso consegue gerar resultados nada agradáveis a longo prazo.
Se você é uma pessoa que tem esse costume, atente às informações deste artigo e pense duas vezes antes de colocar os dedos na boca. E se você conhece alguém assim, envie este link para a pessoa se informar.
Veja o que acontece quando você rói as unhas
Unhas encravadas
O problema mais óbvio deste hábito é dar às suas mãos um aspecto de malcuidadas. Além disso, roer as unhas pode fazer com que elas fiquem todas encravadas.
E, acredite, uma unha encravada não é como nos vídeos do TikTok: é dolorido, incômodo e chato de tratar e pode acarretar uma série de problemas secundários.
Infecções
Quando a pele ao redor das unhas fica ferida, torna-se uma porta de entrada para bactérias que podem infeccionar o local. Os principais sintomas disso são vermelhidão, inchaço e pus.
E cuidado: em casos mais graves, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e causar um problema ainda maior no seu organismo.
(Imagem: divulgação) |
Desgaste dos dentes
A força que você faz com seus dentes para quebrar e roer as unhas causa um grande desgaste à sua dentição. Em alguns casos, pode até quebrar parte do dente ou trincá-lo, gerando problemas dentais.
Porta de entrada
Como nossas mãos estão sempre em contato com as mais diversas superfícies, elas acabam se tornando vetores de várias bactérias, germes e vírus.
Assim, quando as colocamos na boca para roer as unhas, estamos abrindo uma porta para que todos estes microorganismos entrem no nosso corpo de camarote.
Agravamento de problemas de pele
Algumas condições dermatológicas, como eczemas, psoríase e alergias, podem piorar com a manipulação e o desgaste da pele ao redor das unhas.
Além disso, quando “cortamos” a unha com os dentes, elas ficam mais afiadas. Então, ao coçarmos algum lugar do corpo com estas “minifacas”, elas dilaceram a pele.
O que fazer para parar de roer unhas?
O primeiro passo é ter consciência de que você tem um hábito ruim e entender de onde vem. Em muitos casos, é uma resposta à ansiedade e ao estresse, então encontrar opções para lidar com tais sentimentos pode te ajudar a parar com o hábito.
Manter as unhas curtas é outra maneira de abandonar esse costume, pois, assim, você não terá o que arrancar no dente.
Pintar as unhas com esmaltes amargos também pode te desencorajar a destruí-las — principalmente se você paga uma manicure cara.
Por fim, manter as mãos ocupadas é uma outra saída. Usar spinner, bolinhas antiestresse ou clicar uma caneta podem ajudar bastante a combater o mau hábito.
Fonte: Escola Educação