Todos nós usamos uma lente para olharmos, enxergamos ou vermos a vida, seja de qual maneira você entende o fato de perceber as coisas: Receber as informações e reagir a elas. Ocorre que estamos muitas vezes escolhemos uma lente que nos trás conflito, cegueira, desconforto ou sofrimento e nada fazemos com isso.
Mas quando tomamos consciência vemos o quão limitada nossa visão fica, ou pior, quando essa lente é obstrutiva passamos a vida inteira tendo más experiências, quando poderíamos estar vivendo uma vida próspera em sentimentos e acontecimentos.
Para detectar a lente que você usa é preciso entrar em contato com o seu “sinta”, porque de nada adiantará se estiver somente na razão, ou seja, querendo raciocinar qual será a lente que você escolhe para olhar seus dias e enxergar sua vida.
Vou te propor um desafio em 6 passos:
1) Qual é o sentimento que você mais fala que vive? Pense no seu dia…
2) Pegue agora uma situação específica que vc sentiu isso.
3) Qual o fato que te fez sentir esse sentimento?
4) Você consegue perceber que esse sentimento se repete em várias ocasiões da sua vida ou do seu dia?
5) Quais são as explicações que você conta para você para justificar esse sentimento?
6) E por que você faz isso?
Opa! Essa é a lente que você está escolhendo ver a vida! E não tem como você viver outro sentimento enquanto estiver com essa lente!
Se você é uma das pessoas que enxergou um sentimento NEGATIVO no exercício acima, mesmo que não tenha conseguido detectar você PRECISA mudar a lente que escolhe ver a vida, as pessoas e as coisas para experimentar novas experiências, sentimentos e emoções.
A lente da gratidão é uma ótima escolha e costuma te trazer uma vida feliz e realizada.
Isso é estudado por neurocientistas em todo mundo. E faz parte dos pilares da inteligência emocional. Você se autoconhecer e saber gerir os seus relacionamentos
Gulleman traz 4 competências que resumem o estudo com a Inteligência Emocional, são elas:
* Autoconsciência: conhecer a si mesmo, saber o que está sentindo, porque está sentindo, como impacta os seus pensamentos, sua capacidade de realizar determinada tarefa;
*Autocontrole: ser capaz de administrar bem as suas emoções, não permitir que emoções perturbadoras atrapalhem, manter-se positivo, incentivar as emoções que ajudam a ter um bom desempenho;
*Consciência social: empatia. Buscar saber ou sentir o que os outros sentem, fazendo a leitura por expressão facial, tom de voz, sinais não verbais;
*Gestão de relacionamentos: utilizar as habilidades de relacionamento – como empatia, por exemplo, para ter relações eficazes.
Pratique fortalecer essas habilidades, que você se conhecerá mais e assim poderá ter mais consciência e controle sobre suas emoções e olhares e consequentemente, viver melhores experiências.
Fonte: Vida Saudável - Folha Vitória