Cidade do ES é a 2ª com o maior número de galinhas do país; são 336 aves para cada morador

Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, é a segunda cidade com o maior número de galinhas e a maior produtora de ovos do país. Dez cidades do estado têm mais aves do que habitantes, segundo dados do IBGE.

De acordo dados do IBGE, Santa Maria de Jetibá, no ES, é a segunda maior produtora de galinhas ado Brasil — Foto: Mariana Nedelcu/Arquivo REUTERS

O ditado popular é firme em dizer que "de grão em grão a galinha enche o papo", mas imagine ter que alimentar 336 aves? Isso aconteceria em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, caso as mais de 14 milhões de galinhas que existem no município fossem divididas para cada morador da cidade.

De acordo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município capixaba é a segundo maior produtor de galinhas do Brasil, com exatas 14.001.686 aves. A cidade fica atrás somente de Cascavel, no Paraná, com mais de 20 milhões destes animais.

E, se onde há galinha, há ovos, o município também se destaca nessa produção. Apesar de ter a segunda população de galinhas, Santa Maria de Jetibá lidera o ranking nacional da produção de ovos. São 339,5 milhões de dúzias produzidas por ano.

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2021, os números oficiais mais recentes.

Como o número de moradores de Santa Maria, de acordo com o Censo 2023, é de 41.636 habitantes, caso as mais de 14 milhões de aves de da cidade fossem divididas de forma igualitária entre a população municipal, daria para cada santa-mariense ter 336 galinhas em casa.

Até setembro de 2023, segundo a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), todos estes animais eram produzidos por cerca de 110 produtores que, juntos, possuem 125 propriedades dedicados à avicultura.

As galinhas produzidas em Santa Maria de Jetibá representam ainda 92% da produção do Espírito Santo, que está em 7° lugar no ranking nacional, com 15.644.290 cabeças. O país produz, em média, 255,6 milhões destas aves.

O censo animal do IBGE destacou ainda que, assim como Santa Maria de Jetibá, outras oito cidades capixabas têm mais galinhas do que habitantes. São elas:


Como alimentar tanta galinha?

Outra curiosidade é sobre os insumos para alimentar tantas aves. De acordo com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), o município consome em torno de 35 mil toneladas de milho por mês e cerca de 15 mil toneladas de farelo de soja no mês. E a produção de ovos?

Onde tem galinha... tem ovos!

Ainda de acordo com o Censo do IBGE, não é só a produção de galinhas que tem destaque. Quando se trata dos ovos, o município de Santa Maria de Jetibá é principal produtor do país, com 339,5 milhões de dúzias por ano.

Saiba como diferenciar tipos de ovos de galinha — Foto: Reprodução/RPC

De acordo com a a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), 97% são de ovos brancos e 4,5% de ovos vermelhos.

O diretor executivo da Aves, Nélio Hand, explicou ainda que a cidade atingiu essa produção devido a alguns fatores, como a influência da cultura pomerana, além da topografia e o clima que favorecem as questões de sanidade e ambiência para os animais

"A produção no município teve um desenvolvimento muito importante nas últimas décadas e a necessidade de criar meios alternativos na época da produção puramente agrícola, fez com que produtores há 60 anos buscassem meios para produzirem o esterco. Com isso, foram iniciadas as primeiras produções trazidas do Rio de Janeiro. Em conjunto, também houve a produção de ovos, que se transformou no principal meio da economia local.", disse Nélio.

Ainda segundo o diretor da Aves, a produção de ovos de Santa Maria de Jetibá não fica apenas no Espírito Santo.

"A produção de ovos do município tem como principal destino o mercado do Rio de Janeiro, absorvendo 41%, seguido do mercado local, com 21%, Minas Gerais, com 9%, e 23% para Bahia. O restante segue para alguns mercados das regiões Nordeste e Centro-Oeste", explicou.

68 cidades capixabas com mais moradores do que galinhas

Vitória, capital do ES — Foto: Luciney Araujo/Rede Gazeta

Enquanto Santa Maria de Jetibá domina a produção de galinha e de ovos do Espírito Santo, o levantamento do IBGE mostrou que a maioria dos municípios capixabas estão aquém desta realidade. De acordo com o instituto, 69 cidades têm mais habitantes do que galinhas.

Um dos destaques é justamente de Vitória, que tem apenas 107 galinhas contabilizadas. Já o número de habitantes da capital é de 322.869.

Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, também não tem a economia voltada para a avicultura. Apesar de ter um número de moradores parecido com o de Santa Maria de Jetibá (41.929), foram contabilizadas apenas 393 galinhas na cidade.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem