"Droga Zumbi": Vídeo que viraliza na internet mostra como ficam seus usuários

 

Medicamento que é usado para sedar animais, xilazina, está sendo usado por traficantes para fabricação de drogas letais juntamente com fentanil.


Um vídeo que está circulando pelas redes sociais viralizou ao mostrar impacto das drogas na Filadélfia, Estados Unidos, essa semana. Embora a imagem não mostre exatamente o local onde o registro foi feito, o bairro de Kensington é famoso por ser um mercado de drogas a céu aberto, e a região enfrenta uma “epidemia” de fentanil e xilazina.


O que é a xilazina?

Medicamento de uso veterinário, a xilazina é uma substância de baixo custo utilizada para sedar animais como cavalos, bois e outros mamíferos. Mas, com objetivo de aumentar os lucros, traficantes têm misturado o fármaco a outras drogas letais, como é o caso do fentanil. Em abril, o governo americano classificou o sedativo como uma “ameaça emergente” à saúde pública do país.

O opioide é 50 vez mais forte do que a heróina. Em 2022, dois terços das mortes por overdose nos EUA foram associadas ao sintético. No ano passado, o país bateu recorde de óbitos por uso excessivo de drogas, totalizando 109.680 óbitos.

O consumo indiscriminado de xilazina é mais difícil de ser tratado do que o de outros entorpecentes, já que nunca foi aprovado para uso humano.


O que a xilazina causa?

“A xilazina atingiu a Filadélfia de maneira particularmente severa, causando aumento das mortes por overdose, bem como ferimentos graves que podem levar à sepse e amputação”, disseram o Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde em comunicado. À “NPR”, Sarah Laurel, fundadora da organização Savage Sisters, disse que o uso da droga aumentou nos últimos quatro anos.

— E agora estamos lidando com indivíduos que têm úlceras abertas e profundas, infecções, alguns tecidos necróticos, o que leva à amputação — disse Laurel à NPR. — Acho que ninguém sabia que teria esse efeito catastrófico.

Segundo o “Financial Times”, autoridades americanas têm tentado conter o tráfico de fentanil na fronteira com o México, ao sul do território.


Da Redação / Com informações O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem