Com incentivo da Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal do projeto Arranjos Produtivos preparam o seminário local para início de outubro; iniciativa confere benefícios para produtores rurais, como assistência técnica e capacitação, entre outros.
Como preparação para o seminário local do projeto Arranjos Produtivos – Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade, o Conselho Municipal do projeto esteve reunido nesta terça-feira, 19, no auditório da Prefeitura de Jaguaré. O seminário do projeto no município será realizado no dia 05 de outubro, em local a ser confirmado.
O coordenador do projeto Arranjos Produtivos no norte do Estado, Fábio Gomes participou da reunião de trabalho com representantes do conselho. “O sucesso do seminário em Jaguaré depende fundamentalmente das pessoas envolvidas no conselho. Estamos certos do comparecimento de um bom número de agricultores familiares que vão entender como irá funcionar esse projeto que vai beneficiar muitos produtores”, afirmou Fábio Gomes.
Reunidos em assembleia no dia 24/08, no auditório da Prefeitura Municipal, presidentes de associações de agricultores e outros produtores realizaram a escolha dos membros do conselho municipal e os primeiros quatro produtos que serão trabalhados no projeto em Jaguaré: citrus, banana, mandioca e cacau.
Próximas etapas
O que está em curso é a etapa de conscientização dos trabalhadores rurais sobre o projeto. A partir do seminário do dia 05, terá início a fase de trabalhos de campo, cursos, visitas técnicas e assistência técnica individual, que será realizada uma vez a cada mês. Como os recursos já estão disponibilizados, os produtores rurais passam a ter acesso a mudas, condições de preparação do solo, aquisição de equipamentos, contratação de técnicos agrícolas e outras vantagens.
O objetivo é garantir o fortalecimento da produção agrícola, em especial na Agricultura Familiar com apoio do Governo do Estado proporcionando benefícios diversos. A iniciativa vai incentivar, assim, a fixação do produtor no campo. O projeto recebe apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Santos e é realizado pela Casa dos Municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré