VÍDEO: Projeto social no ES forma maestro e ele volta para dar aula de música onde tudo começou


José Antônio da Silva, 25 anos, pediu para a mãe para participar de um projeto social voltado para a música na Grande Vitória. Treze anos depois, formado professor e maestro, ele voltou para ensinar outros jovens.


Aos 12 anos de idade, o presente de aniversário que o então adolescente José Antônio da Silva pediu para a mãe foi participar de um projeto social voltado para a música, na Grande Vitória. Mal sabia ele, no entanto, que aquele pedido mudaria a sua trajetória. Treze anos depois, José ensina jovens e adolescentes a cantar e tocar vários instrumentos musicais no mesmo lugar onde tudo começou.

"Na época, tinha uma banda perto da minha casa e eu não sabia como participar. Então, pedi para minha mãe. Ingressei na banda e, em 2014, entrei para o projeto Música na Rede, em uma escola da Serra, na Grande Vitória. Desde então, tenho estudado e continuo me aperfeiçoando até chegar onde cheguei", comentou.

Formado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a instituição onde o professor e maestro passou a dar aula de música é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Florentino Ávidos, localizada no bairro Ibes, em Vila Velha. Na escola, 30 alunos participam do projeto Música na Rede.

O professor disse que, apesar de alguns alunos encararem as aulas como um hobby, aprender sobre esta arte pode se tornar uma oportunidade profissional, além de agregar aprendizados para a vida.

"Nossos fundamentais aqui são disciplina, seriedade, compromisso. Isso o que eles aprendem aqui na banda, podem estar aplicando em qualquer uma das profissões. Então, mesmo se eles não seguirem na carreira da música, eu tenho certeza que serão excelentes profissionais em qualquer uma das outras áreas", destacou o maestro.

Um dos estudantes que aprendem a tocar instrumento é Rhaynan Hammer, de 17 anos. Ele toca tuba.

"Eu me interessei pela música porque meu pai toca contrabaixo... Só que não comecei a tocar a tuba, comecei a tocando saxofone. Eu entrei para outra orquestra, mas não tinha tuba e procurei uma que tivesse. Aí encontrei aqui e não saí mais", comentou.

Outra estudante que está empolgada com o aprendizado é Amanda Ramos, de 19 anos, que começou no projeto em 2022 junto com um grupo de amigos. Segundo a jovem, ela sempre teve contato com a música, mas foi na escola que começou a tocar saxofone.

manda Ramos, de 19 anos, que começou em projeto de música em 2022, no ES — Foto: Reprodução

"Eu gostei muito. Tocar me faz bem. É outro universo, né? É um lugar que você se reencontra e aprende coisas que você aplicar em todas as áreas da sua vida", comentou.

O Música na Rede é um programa promovido pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e tem o objetivo de aflorar a música entre os estudantes.

A iniciativa contempla não apenas o colégio de Vila Velha, mas também outras 121 escolas em todo o estado. Ao todo, mais de 3.800 estudantes participam das aulas.

De acordo com a assessora curricular da Sedu, Aleide Cristina, há quatro iniciativas dentro do programa, que são os corais, as bandas, as orquestras de violões e as orquestras sinfônicas nas escolas.

"Nós temos vários casos de meninos que foram nossos no Música na Rede e que hoje são professores dentro do programa. Então, além de ter contato com a música, para alguns deles significa oportunidade de reinserção no mercado de trabalho", comentou.

Projeto Música na Rede acontece em pelo menos 123 escolas do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta




Fonte: g1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem