Atacada por Israel, cidade tem uma das maiores densidades populacionais da região e, segundo historiadores, é alvo de disputas entre potências rivais há milênios.
A Cidade de Gaza foi atacada na segunda-feira (30) por tropas e tanques de guerra de Israel. O território palestino faz parte da Faixa de Gaza, região que está no centro do mais recente conflito entre as forças israelenses e o grupo terrorista Hamas, além de ser considerada uma das cidades mais antigas do mundo.
De acordo com a obra 'Gaza - Uma História', de Jean Pierre Filiu, o território é alvo de disputas entre rivais há milênios. Antes do conflito entre palestinos e judeus, Gaza foi "contestada por faraós, persas, gregos, romanos, bizantinos, árabes, fatímidas, mamelucos, cruzados e otomanos", destaca o historiador.
Localizada ao norte da Faixa de Gaza, a Cidade de Gaza tem uma população estimada de 749.100, segundo dados do Palestinian Central Bureau of Statistics. A densidade populacional é uma das maiores da região, com mais de 9 mil pessoas por km², o que torna a invasão à área uma das operações militares mais desafiadoras a serem realizadas pelo Exército de Israel – inclusive por conta dos labirintos subterrâneos, de quase 500 km de extensão, usados pelo Hamas.
É na Cidade de Gaza que está localizado, por exemplo, o hospital Ahli-Arab, onde ocorreu a explosão que matou centenas de pessoas. Além de atender civis feridos na guerra, o edifício abrigava muitas pessoas que não tinham onde dormir.
Mapa Cidade de Gaza — Foto: Kayan Albertin |
Citada na Bíblia e ocupada por Napoleão
Outro local importante na Cidade de Gaza é a Igreja de São Porfírio, considerada a terceira igreja mais antiga do mundo, de acordo com a publicação Business Insider. A construção, de 425 d.C, desabou parcialmente durante um ataque em 21 de outubro e remonta à história da Cidade de Gaza.
O local também é mencionado na Bíblia, que diz que teria sido na Cidade de Gaza que Sansão derrubou o templo dos filisteus.
A obra do escritor e correspondente internacional Gerald Butt, Life at the Crossroads (em tradução livre, Vida nas Encruzilhadas) aponta outros fatos históricos relevantes no local, como:
- Cerco a Gaza, em 332 a.C: a cidade foi sitiada e destruída por Alexandre O Grande;
- Em 1187, foi capturada pelo sultão Saladino;
- A Cidade de Gaza foi ocupada por Napoleão em 1799, durante a batalha entre a França e o Império Otomano. A passagem do líder militar rendeu um ponto turístico: O Forte de Napoleão, localizado na Rua Al-Wahda, no centro da Cidade Velha.
História recente da Faixa de Gaza
🗺️ Originalmente ocupada pelo Egito, Gaza foi tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005.
➡️ A área está sob o controle do Hamas desde 2007, quando as forças do então governo da Autoridade Palestina foram violentamente expulsas.
⛔ Desde então, as restrições impostas por Israel e Egito à população de Gaza ficaram ainda mais duras. Os bloqueios criam dificuldades, por exemplo, de abastecimento de produtos básicos, como remédios e comida para a população ou de energia. Quem mora ali tem uma vida de limitações.
Fonte: G1