Durante a cirurgia de 10 horas para retirada de um tumor no cérebro, a paciente ficou acordada, leu e fez cálculos de matemática na Bahia. - Foto: ASCOM/HGCA
Já demos notícia de pessoas que fizeram cirurgia no cérebro acordadas, tocando instrumentos musicais. Agora, uma brasileira fez cálculos de matemática enquanto tirava um tumor do cérebro. A cirurgia com a paciente acordada durou mais de 10 horas e foi um sucesso.
Juliana Vitória de Oliveira, de 24 anos, se manteve lúcida durante toda a operação em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador na Bahia. O tumor era maligno e tinha 8 centímetros.
A jovem foi operada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). “Durante o procedimento, conversamos com a paciente e ela respondia as perguntas, fazia contas simples e interagia”, afirmou o médico Márcio Brandão, coordenador da equipe.
Cálculos de matemática durante a cirurgia
Márcio Brandão contou que o tumor estava numa área bastante delicada do cérebro, por isso a necessidade de a cirurgia ser com a paciente acordada.
“À medida que o tumor era retirado, ela lia, conversava e até mesmo olhava imagens em um tablet”, disse.
O câncer que atingiu o cérebro de Juliana afeta a área responsável pelos movimentos, segundo o médico.
Por que operar acordada?
De acordo com o profissional, a opção por manter a jovem acordada foi para evitar sequelas.
“Poderia causar danos e um déficit significativo, inclusive com sequelas. Ela poderia ficar com o lado do corpo paralisado, com dificuldades para falar”, disse.
Com a paciente acordada, é possível por meio de estimulação e testes neurolinguísticos verificar a extensão do tumor no cérebro para retirá-lo integralmente e fazer um mapeamento de forma a não comprometer as regiões sensíveis.
A tática de conversar e fazer cálculos é uma forma de analisar o nível de lucidez e raciocínio da paciente.
Excelentes perspectivas
Foi a primeira vez que a unidade fez um procedimento com a paciente acordada.
O resultado positivo na cirurgia da brasileira entusiasmou a equipe médica que decidiu que outras semelhantes serão realizadas.
A jovem foi anestesiada para não sentir dor, mas conseguia interagir com a equipe formada por 12 profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e neurofisiologistas.
O procedimento durou 10 horas e meia e agora a jovem Juliana Vitória se prepara para recomeçar a vida. Aplausos à equipe pelo belo trabalho!
Veja foto durante a cirurgia para retirar o tumor do cérebro da paciente estudando matemática
Médicos fazem a cirurgia com a paciente acordada, estudando matemática, para retirar tumor do cérebro e não prejudicar os movimentos dela após a operação – Foto: ASCOM/HGCA Fonte: Só Notícia Boa |