As folhas do alecrim podem ser usadas para temperar alimentos, para o preparo de chás e banhos de assento, e na fabricação de óleos essenciais; entenda
O alecrim pode ser utilizado de diversas formas, como na preparação de chás, banhos de assento ou tinturas, e também como tempero para alimentos.
De nome científico Rosmarinus officinalis, a planta pode ser adquirida em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.
De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, do site Tua Saúde, o alecrim é uma erva aromática que possui diversos benefícios para a saúde, como a melhoria do funcionamento do sistema nervoso e da circulação sanguínea, a proteção do fígado, a ação antioxidante, o alívio da dor e a facilitação da digestão dos alimentos.
Esses efeitos positivos do alecrim na saúde decorrem das propriedades tônicas, antioxidantes, estimulantes, antissépticas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas presentes nessa planta.
As partes utilizadas são as folhas, que podem ser usadas para temperar alimentos, para o preparo de chás e banhos de assento, e na fabricação de óleos essenciais.
RECEITA: COMO FAZER CHÁ DE ALECRIM
Segundo a nutricionista, o chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, diminuir a retenção de líquidos e melhorar a circulação de sangue, além de combater o cansaço mental.
Ingredientes:
5 g de folhas frescas de alecrim;
200 ml de água.
Modo de preparo:
Em um recipiente, como uma panela ou chaleira, leve a água ao ponto de fervura. Ao desligar o fogo, adicione as folhas de alecrim, tampe e permita que repouse por um período entre 5 a 10 minutos. Em seguida, coe e consuma até 3 xícaras desse chá por dia, sem adição de açúcar.
RECEITA: APRENDA A FAZER ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM
Conforme Tatiana Zanin destaca no portal Tua Saúde, o óleo essencial de alecrim apresenta propriedades antissépticas e antimicrobianas, sendo indicado para o tratamento de problemas como oleosidade excessiva e acne.
Ingredientes:
5 gotas de óleo essencial de alecrim;
1 colher de sopa de óleo vegetal, como óleo de jojoba, pracaxi ou rosa mosqueta.
Modo de preparo:
Em um recipiente pequeno, combine o óleo essencial de alecrim com o óleo vegetal, garantindo uma mistura homogênea usando uma colher ou espátula. Após lavar e secar cuidadosamente a pele, aplique essa mistura na área a ser tratada.
VEJA COMO FAZER BANHO DE ASSENTO COM ALECRIM
Segundo a nutricionista, o banho de assento com alecrim é uma opção complementar no tratamento da candidíase devido às suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas.
Ingredientes:
4 colheres de chá de folhas de alecrim fresco ou seco;
1,5 litros de água.
Modo de preparo:
Em uma panela ou chaleira, ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de alecrim à água, tampe e permita que repouse por 10 minutos. Aguarde até que esteja morno, coe e transfira a infusão para uma bacia. Após a higiene íntima, realize o banho de assento por 15 a 20 minutos, até duas vezes ao dia.
PASSO A PASSO DA TINTURA DE ALECRIM
O uso da tintura de alecrim é indicado para reduzir a acidez estomacal, combater a má digestão, aliviar gases e diminuir a distensão abdominal, de acordo com Tatiana Zanin, do Tua Saúde.
Ingredientes:
10 g de folhas de alecrim secas ou 20 g de folhas de alecrim frescas;
30 ml de álcool de cereais;
70 ml de água.
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes em um frasco de vidro, tampe adequadamente e armazene em local escuro e seco por um período de 8 a 15 dias, agitando o frasco diariamente. Após esse período, misture cuidadosamente e dilua 1 colher de chá da tintura em 1 copo de água, consumindo até três vezes ao dia.
QUAIS AS PROPRIEDADES DO ALECRIM?
Os benefícios do alecrim só são possíveis devido às suas propriedades, sendo as principais:
• Estimulante;
• Diurética;
• Cicatrizante;
• Tônica;
• Antimicrobiana;
• Antisséptica;
• Antiespasmódica;
• Antioxidante;
• Anti-inflamatória.
Segundo Tatiana Zanin, do Tua Saúde, as propriedades do alecrim são derivadas dos nutrientes presentes nessa planta medicinal, incluindo vitaminas A, C, K, B1 e B2, juntamente com compostos como flavonoides, terpenos e fenólicos.
POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DO ALECRIM
Ingerir em excesso o chá de alecrim pode levar a irritação estomacal, inflamação renal, náuseas e vômitos. O óleo essencial, se aplicado diretamente na pele, pode resultar em irritação, dermatite ou eritema.
Além disso, de acordo com a nutricionista, ao ser utilizado em massagens ou banhos, especialmente à noite, o alecrim pode causar insônia.
QUEM NÃO DEVE USAR O ALECRIM?
Quando utilizado como remédio caseiro, como em chás, tinturas e óleos essenciais, o alecrim não é recomendado para crianças com menos de 12 anos e para mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Pessoas que possuem doenças hepáticas, epilepsia ou fazem uso de medicamentos anticoagulantes, diuréticos, lítio e anti-hipertensivos devem consultar um médico antes de utilizar o alecrim como remédio caseiro.
Fonte: Folha Vitória