Endrick comemora após marcar para o Palmeiras sobre o Internacional Cesar Greco/Palmeiras/by Canon |
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Palmeiras tem agora 44,7% de chance de ser campeão do Campeonato Brasileiro após a "rodada perfeita" deste final de semana.
A probabilidade palestrina subiu bastante após o triunfo sobre o Internacional, no último sábado (11), somado aos resultados favoráveis deste domingo. Na 33ª rodada, o Alviverde tinha 19,8%.
Já o Botafogo, que caiu para a vice-liderança com o empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, nesse domingo (12), vê sua porcentagem seguir caindo.
Na 33ª rodada, a possibilidade do Alvinegro era de 30%. Agora, decresceu para 28,8%, de acordo com o modelo desenvolvido pela universidade.
A mudança de liderança do Brasileiro ocorre após quase sete meses, já que o time carioca estava na 1ª posição desde a 3ª rodada, em 30 de abril.
Vale lembrar, porém, que o Botafogo ainda possui uma partida a menos que o Verdão, contra o Fortaleza, no próximo dia 23.
Caso vença o confronto na Arena Castelão, o time de General Severiano retoma a liderança, dependendo só de si para ser campeão.
Chances de título no Brasileirão 2023:
Palmeiras: 44,7%
Botafogo: 28,8%
Red Bull Bragantino: 16,1%
Grêmio: 6,4%
Flamengo: 3,7%
Atlético-MG: 0,38%