Na última quarta-feira (29/11), o deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES), se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Rezende de Lacerda, para tratar do Plano de Monitoramento de Ameaças pela Influenza Aviária.
No Espírito Santo, o primeiro caso de influenza aviária foi identificado em maio de 2023. Até o momento, o Estado registrou 31 focos de influenza aviária, sendo 30 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência. O último foco positivo registrado foi no início de outubro.
O Estado mantém as ações de vigilância e o reforço às granjas quanto às medidas de biosseguridade, uma vez que a doença ainda representa risco às criações avícolas, pois, quando constatada a doença, a legislação manda sacrificar todo o plantel, o que representa grande prejuízo para os avicultores.
Com o registro de casos em diversos Estados brasileiros, o Ministério da Agricultura se comprometeu a destinar recursos para a implantação do programa de monitoramento e destinação de aves afetadas pela influenza e, o setor aguarda liberação desses recursos.
O Deputado Paulo Foletto, durante o encontro, solicitou respostas para essa demanda, o secretário-executivo do MAPA se prontificou a dar um retorno sobre o andamento da mesma.
Vale ressaltar que o Espírito Santo é o segundo estado do país em produção de ovos. São mais de 20 milhões de galinhas, cerca de 15 milhões de ovos/dia.