Khai Cowley morreu após ataque de tubarão branco na Austrália — Foto: Reprodução |
Um jovem de 15 anos surfava em uma praia remota na Península de Yorke, no sul da Austrália, nesta quinta-feira, por volta das 13h (horário local), quando foi atacado por um tubarão branco. Khai Cowley teve sua perna arrancada pelo animal. O serviço de emergência chegou à praia de Ethel, no Parque Nacional de Innes, com um helicóptero, mas segundo a imprensa australiana, Cowley não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Há algumas semanas, Khai Cowley tinha sido eleito como surfista 'grom' mais talentoso. O termo se refere a jovens que se destacam em competições do esporte aquático e apresentam desempenho excepcional para a idade.
A tia do adolescente, Lauryn Barley, criou uma vaquinha para arrecadar fundos e pagar os custos do funeral do menino.
"Nosso querido Khai foi subitamente tirado de nós por um tubarão branco enquanto surfávamos em Ethel Wreck, na costa da Península de Yorke"
Adolescente de 14 anos morre após ataque de tubarão na Austrália — Foto: Reprodução |
Um morador local disse ao jornal Adelaide Advertiser: “O tubarão arrancou a perna dele e então outro surfista saiu correndo, pulou em sua prancha e remou para ajudá-lo. O tubarão estava circulando sobre eles enquanto o cara tirava o menino da água. Havia muito sangue. Ele o trouxe para a praia, mas já era tarde demais."
O clube de surfe Micro Groms Junior Surf Club prestou uma homenagem ao jovem Khai Cowley, morto por tubarão branco na Austrália — Foto: Reprodução |
O clube de surfe que Khai Cowley frequentava, o Micro Groms Junior, prestou uma homenagem nas redes sociais ao jovem atleta.
Na publicação, eles dizem que "é com imensa tristeza que o Micro Groms Junior Surf Club se lembra de Khai após seu falecimento devastador em 28 de dezembro de 2023. Khai era membro desde 2016 e será lembrado como um bom amigo e surfista talentoso, que era muito respeitado e admirado por todos que o conheciam. Amor e apoio à família".
Jovem morreu após ataque de tubarão na Praia de Ethel, no Sul da Austrália — Foto: Reprodução |
Cercada por imponentes falésias, essa praia é um destino popular entre os surfistas. A morte de Khai corrobora com uma série de outros ataques graves de tubarão nos últimos meses, com destaque para o caso de Tod Gendle, de 55 anos, que foi morto por um tubarão branco na Praia de Granites, na costa oeste do estado, em outubro.
Em maio, Simon Baccanello, de 46 anos, perdeu a vida em um ataque de tubarão branco enquanto praticava surf nas proximidades de Ellison, na costa oeste. A prancha de surf do professor local posteriormente exibiu marcas enormes de mordidas, indicando o ataque da criatura subaquática.
Em dois de outubro, Pamela Cook, de 64 anos, enfrentou um tubarão durante seu mergulho matinal próximo a Beachport.
Já em novembro, Bridgette O'Shannessy, de 32 anos, foi atacada enquanto nadava ao sul de Adelaide. Ela sofreu "ferimentos extremamente graves na cabeça" e danos duradouros nos nervos, além de precisar remover os dentes do predador de seu crânio.
Local em que adolescente de 14 anos foi morto enquanto surfava na Austrália — Foto: Reprodução |
Fonte: O Globo