Você conhece o café de açaí? Saiba tudo sobre a bebida e aprenda como preparar

O açaí, o grão e o café de caroço de açaí — Foto: Reprodução Instagram da marca @raizesdoacai

Café de açaí? Sim, você não leu errado. Ele é uma alternativa ao cafezinho e foi descoberto por acaso. Ambos têm gosto semelhante, mas o café feito a partir do caroço de açaí torrado e moído não tem cafeína. Famoso no Norte do Brasil, especialmente no Pará, o café de açaí está ganhando admiradores pelo país e atingindo até o mercado internacional. Se você nunca provou, deve estar se perguntando como é feito e quais são os suas propriedades e benefícios. Confira a seguir tudo sobre essa iguaria e veja, no vídeo abaixo, como fazer a receita.

Receita de café de açaí

De acordo com as opções no mercado, o preparo é igual ao do café convencional. É comprado o pó do caroço do açaí torrado, e o método utilizado é a infusão com coador de café comum.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa cheias de pó de café de açaí
  • 1 xícara de água quente
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de fazer: é como o café comum. São adicionados ao coador o pó do café de açaí, e em seguida, a água quente. Depois, se preferir, é só adoçar.

De onde vem o café de açaí?

O café de açaí é uma bebida preparada de forma semelhante ao nosso café tradicional, porém, ao invés de usar o fruto do cafeeiro (nome científico - Coffea arabica), é usada a semente (caroço) do fruto do açaí (nome científico - Euterpe oleracea Mart.).

Não se sabe ao certo quando surgiu, mas desde 2017 produtores de açaí da região Norte do Brasil, principalmente Pará e Amazônia, tentam obter a patente da bebida. Quem explica é a nutricionista Vanessa Lobato, especialista em Fitoterapia pela Santa Casa e em fisiologia do Exercício pela UNIFESP.

- É importante ressaltar que o nome [café de açaí] ainda gera controvérsias, já que pela nossa legislação a denominação ‘café’ é somente para o endosperma (grão) do fruto maduro da espécies do gênero Coffea, o nosso café, e devido a isso, usar café para a semente do açaí ainda gera discussão - ressalta.

Para quê ele serve? Benefícios

Além de colaborar para um melhor funcionamento do corpo, o café de açaí também traz benefícios para o meio ambiente e para a população, apoiando a gastronomia sustentável. Afinal, ela é uma prática importantíssima que visa o reaproveitamento de sobras orgânicas que vão parar, na maioria das vezes, no lixo. Da polpa do fruto — que é consumida em todo o país — 85% são resíduos, o que causa um impacto ambiental significativo pelo acúmulo e despejo em locais inadequados, principalmente na Amazônia.

- Hoje, o café de açaí é uma bebida estudada como alternativa ao descarte das sobras dos produtos do açaizeiro, com um potencial em ser fonte de fibras prebióticas, sem abrir mão de um sabor agradável e suave - explica Vanessa.

Além disso, o trabalho fortalece a agricultura familiar e produção local, o que torna o processo muito mais sustentável, consequentemente gerando emprego e renda.

O fruto açaí está cada vez mais sendo consumido e através de vários estudos científicos já é reconhecido pelo seu alto poder antioxidante. Mas ainda existem poucas pesquisas sobre os benefícios do café de açaí, pois é uma bebida que está ganhando popularidade aos poucos.

Agora, novos estudos estão sendo realizados para analisar as propriedades do caroço do açaí, de onde é produzido o café. Até o momento, os principais benefícios são:
  • Controle glicêmico;
  • Balanço positivo da microbiota intestinal, pela presença de inulina;
  • É rico em vitamina A, que combate o envelhecimento, ajuda a construir a imunidade e protege a saúde dos olhos;
  • Fonte de vitamina D, que está ligada ao fortalecimento dos ossos;
  • Vitamina E, que é um potente antioxidante, excelente para manter a pele e o cabelo ainda mais saudáveis;
  • Vitamina K, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e sangramentos.
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) conseguiu avaliar a presença dos polifenóis, o que também aumenta as propriedades positivas dessa bebida.

A nutricionista Vanessa sinaliza que, por enquanto, ainda é mito dizer que o café de açaí é fonte importante de fibras, já que em 2020 uma análise realizada pela UFPA demonstrou que apenas 1% de fibras encontradas no caroço in-natura chega até a bebida após a torra do caroço. Entretanto, uma pesquisa de mestrado realizada pela UNICAMP mostrou que a bebida é rica em inulina, uma fibra solúvel que age como prebiótico, facilitando a absorção de minerais no intestino e a prevenção da prisão de ventre, além de ter importante função na redução de colesterol e no controle da glicemia.

Observação: o consumo da polpa do açaí é diferente do café de açaí. É do próprio resíduo que vem a matéria-prima para a produção da bebida, feita a partir da torra do caroço da fruta e posterior moagem, que torna o produto muito parecido com o pó de café vindo do cafeeiro. Então, misturar a polpa de açaí com o café comum não fará com que ele tenha as mesmas propriedades que o café de açaí.

Sugestão de cardápio de café da manhã para três dias

É uma bebida versátil que pode ser consumida quente ou fria, durante o dia e durante a noite, e, além disso, ser usada em preparações com leite e com bebidas vegetais. A nutricionista Vanessa preparou uma sugestão de consumo para três dias de café da manhã completo:

Dia 1
  • Uma xícara de “café de açaí” misturado com bebida vegetal de castanha de caju;
  • Uma porção de fruta da estação com uma colher de sopa de aveia em flocos;
  • Um pote de iogurte com uma colher de sopa (rasa) de agave azul;
  • Uma fatia de pão de forma com uma colher de sopa de pasta de abacate e um ovo poche. Adicione salsinha, pimenta preta e sal.

Dia 2
  • Uma xícara de cuscuz cozido com duas fatias de queijo coalho e uma colher de sopa (rasa) de mel;
  • Um copo de suco de laranja;
  • Uma xícara de ”café de açaí”;
  • Duas unidades de castanha do Brasil.

Dia 3
  • Uma xícara de “café de açaí” misturada com uma colher de chá de chocolate em pó 50% cacau e leite integral;
  • Um pote de salada de frutas com uma colher de chá de chia e farinha de linhaça;
  • Duas unidades de torradas com patê de frango (feito com queijo cottage, frango desfiado, gengibre em pó, páprica em pó, cebola roxa e finalizar com salsinha e com sal e pimenta do reino a gosto).

Caso você possua interesse em incrementar plenamente o café de açaí em sua rotina, entre em contato com um profissional nutricionista de sua confiança e ele poderá lhe orientar da melhor forma, considerando seu peso, altura, alergias e outras características individuais.

- É importante reforçar a necessidade de mais estudos. As universidades, em conjunto com os estados produtores do açaí, estão correndo contra o tempo para conseguir direcionar um descarte do caroço do açaí de um modo mais sustentável e que ainda possa proporcionar benefícios à população que o consuma. Por isso, grandes universidades estão trabalhando através de pesquisas sérias para analisar e direcionar as melhores formas de utilização do caroço do açaí e esse trabalho deve continuar e ser mais valorizado - finaliza Vanessa.

Fonte:
Vanessa Lobato é nutricionista especialista em Fitoterapia pela Santa Casa 
e em fisiologia do Exercício pela UNIFESP e Professora da FASM.


Postagem Anterior Próxima Postagem