O cansaço mental pode acarretar outros problemas de saúde. Confira as dicas para aliviar os sintomas.
Após o período da pandemia da covid-19, quase metade dos brasileiros afirmaram piora nas condições de saúde mental e sintomas de ansiedade, depressão e cansaço mental.
O Cansaço mental ou estafa mental, como também é chamado, é uma condição em que há estresse crônico com sobrecarga das funções do cérebro causando desregulação no sistema nervoso.
Apesar de o estresse não ser considerado uma doença pela Classificação Internacional de Doenças, ele desencadeia reações no organismo que causam sérios problemas de saúde. Os hormônios liberados quando há estresse deixam o indivíduo em estado de alerta, aumentando a frequência cardíaca e respiratória.
Por conta disso, o Ministério da Saúde ressalta que essas alterações e a exposição em excesso ao estresse podem causar:
- Dores de cabeça;
- Dificuldade para dormir;
- Risco de desenvolver asma e artrite;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Problemas no coração;
- Aumento da pressão sanguínea;
- Diabetes
- Entre outros.
O cansaço mental muitas vezes é associado ao excesso de atividades laborais, Burnout e estresse no trabalho. No entanto, nem sempre essas condições estão associadas.
Nosso corpo sempre dá sinais que indicam que algo está errado. É essencial buscar ajuda nos primeiros sinais que surgirem, para que a situação não agrave. O Ministério da Saúde recomenda práticas que ajudem a relaxar o corpo e diminuir a liberação dos hormônios estressores.
1. Relaxe e descanse
Procure praticar atividades que sejam relaxantes, como yoga, meditação, massagem terapêutica e outras atividades que sejam prazerosas para você. Além disso, durma bem. O sono de qualidade é fundamental para que o organismo funcione corretamente, pois a privação de sono aumenta o estresse
2. Se coloque como prioridade na sua vida
Cuidar de si, aumenta a sensação de prazer e de alegria. O autocuidado é essencial para o bem-estar e ajuda a perceber os primeiros sinais do estresse e do cansaço.
3. Procure ajuda profissional
Não espere os sintomas agravarem para buscar atendimento. O tratamento com um psicólogo pode ajudar a evitar a progressão do cansaço físico e evitar as complicações de saúde. Além disso, a maioria das doenças tem maior chance de cura e sucesso no tratamento se diagnosticadas no início.
4. Cuide da sua saúde
Alimentar-se bem e praticar exercícios físicos ajuda na manutenção da saúde e da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos e aeróbicos pode melhorar a capacidade cognitiva, o humor e diminuir a exaustão mental. Além disso, evite o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
5. Não abra mão dos momentos de lazer
Tenha hobbies e estabeleça limites. Não dedique todo o seu tempo livre para o trabalho. Mesmo com o excesso de tarefas e demandas a serem entregues, planeje seu tempo e se organize para dedicar tempo a você, sua família e amigos.
Com informações do Ministério da Saúde