VÍDEO | Criminosos usam pedra, machado e até pé de cabra para arrombar lojas


Comerciantes reclamam da falta de segurança no Polo de Modas da Glória. Duas lojas foram arrombadas em menos de 6 horas.

Entre a noite da segunda-feira (1°) e madrugada desta terça-feira (2), duas lojas foram arrombadas no Pólo de Modas da Glória em Vila Velha, na Grande Vitória. Os criminosos usaram pedras e ferramentas para invadir os estabelecimentos para furtar os produtos. Os comerciantes reclamam da falta de segurança na região. 

Uma das lojas arrombadas fica na rua Aurora e está no quarto arrombamento em um mês. Câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que a loja que vende bolsas e calçados é arrombada. Não era 20h quando uma homem quebra a porta de vidro usando uma pedra.

Uma mulher também participou da ação e invadiu a loja levando vários produtos do estabelecimento. A ação da dupla durou aproximadamente 20 segundos.

Pedra usada para arrombar loja ficou na vitrine em Vila Velha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Comerciantes e quem trabalha na região reclamam da insegurança. "Falta segurança à noite. Isso acontece várias vezes, é só ter feriado que sempre tem surpresa", disse o aposentado João de Oliveira, que aluga pontos comerciais na Glória.

Por volta de 2h desta quinta-feira outra loja foi arrombada. Os criminosos usaram ferramentas como machado, pé de cabra e um ponteiro para abrir a porta de aço.

Essa mesma loja foi arrombada e invadida 4 vezes em 18 dias. A primeira foi no dia 16 de dezembro, a segunda no Natal, dia 25, a terceira no dia 31, véspera de réveillon e a quarta vez foi esta.

"A gente pede guarda noturno e para feriado, mas eles nunca atendem a gente. Está todo mundo tendo que voltar com as portas de aço de antigamente. A Glória está acabando. Falta de segurança também espanta muito o povo daqui", desabafou João de Oliveira.


Insegurança

Criminosos usaram machado e pé de cabra para arrombar lojas em Vila Velha, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Polícia Militar informou que o 4º Batalhão, responsável pelo policiamento na Glória, tem feito patrulhamento com policiais em viaturas em escalas ordinárias, militares em escalas extras, policiais em escalas suplementares de ISEO, além de policiais da administração, que também vão para as ruas.

Disse ainda que a Glória é contemplada com as operações Ostensividade e Visibilidade, com patrulhamentos ostensivos e pontos de bloqueios. O policiamento reforçado na região tem propiciado a prisão em flagrante de criminosos e a apreensão de drogas e captura de foragidos.

Segundo a PM, o policiamento reforçado na região tem contribuído para a redução dos furtos em estabelecimentos comerciais em 61,5% de janeiro a dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Assim, o 4º Batalhão está intensificando suas ações para reduzir o número de crimes contra o patrimônio, contando com o apoio da Guarda Municipal. O comando da Unidade também está à disposição da comunidade local para qualquer demanda de segurança.

Já a Guarda Municipal de Vila Velha disse que realiza o patrulhamento constantemente no bairro Glória e nos outros bairros do município. As rondas acontecem durante o dia e à noite.

Comerciantes e quem trabalha na região reclamam da insegurança — Foto: Reprodução TV Gazeta

O patrulhamento na região foi intensificado com a Operação Verão, que foi iniciada no dia 13 de dezembro. Nesse período de maior movimento, a GMVV tem levado ao bairro o projeto “Bairro Azul”.

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, esse projeto é uma das ações da Operação Verão, onde são realizadas as ações de patrulhamentos a pé, com visitas tranquilizadoras em comércios e percorrendo a feira livre, pontos de presença, com viaturas, blitz e motopatrulhamento preventivo. Os agentes também realizam o patrulhamento ostensivo, com abordagens.

A Prefeitura disse ainda que recentemente foi instalado o zona azul no bairro Glória. A fiscalização é feita por agentes que Guarda Municipal de Vila Velha com uma viatura equipada.

Segundo a guarda, essa viatura também possui o sistema de muralha eletrônica móvel, onde pode detectar se o veículo possui alguma restrição como furto ou roubo. A Guarda Municipal de Vila Velha pode ser acionada pelo número 3149-7444.



Fonte: g1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem