Mãe da criança contou que a multa é 10% do valor pago de condomínio, segundo o regimento interno. O menino de 6 anos é autista. O flagra foi feito por moradores de prédio vizinho, em Vila Velha.
Criança se pendura na varanda do 7º andar de prédio no ES — Foto: Reprodução |
A família da criança de 6 anos que foi flagrada pendurada na varanda do apartamento que fica no 7º andar foi multada pelo condomínio após o ocorrido. O vídeo foi feito na última semana em um prédio do bairro Ataíde, em Vila Velha, na Grande Vitória. Na filmagem feita por vizinhos, o menino fica por alguns segundos no local e volta para o apartamento sem ferimentos.
A mãe da criança, a dona de casa Ana Laura Rodrigues, conversou com o g1 e confirmou que recebeu a multa. Isso porque, no regimento interno do condomínio, ou seja, nas regras que os moradores precisam seguir, está escrito que "não é permitido a qualquer pessoa sentar nas janelas, parapeitos e sacadas".
Segundo ela, a multa é de 10% sobre o valor pago de condomínio.
"Como foi a primeira vez, a primeira infração, é 10%. Mas esse percentual aumenta para 50%, numa segunda vez, e 100% na terceira em diante. O valor pago é bem relativo, pois varia de acordo com consumos próprios, mas gira em torno de R$ 500", disse a mãe.
Trecho das regras do condomínio onde criança de 6 anos se pendurou na varanda do 7º andar em Vila Velha, no Espírito Santo — Foto: Divulgação
Como o percentual é de 10%, o valor deve ficar em torno de R$ 50. O valor pago será referente ao boleto condominial de janeiro com vencimento em fevereiro.
"Infelizmente, fomos multados. Não é permitido mesmo tendo sido um acidente", disse Ana Laura.
A mãe falou ainda que ela e a família estão absorvendo tudo o que aconteceu e a repercussão do caso.
"Ele (a criança) está bem sim, graças a Deus. Não é fácil, tem pessoas que mal se dão ao trabalho de ler a matéria que sai na mídia e quer julgar, xingar, falar mal do meu filho. Eu agradeço a Deus por ele estar em alfabetização ainda e não ter acesso a Instagram nem nada disso. Essas coisas só cansam mais", completou.
Vídeo da criança pendurada circulou nas redes sociais
A imagem da criança de 6 anos pendurada do lado de fora da varanda do sétimo andar do prédio onde mora circulou muito pelas redes sociais. O flagrante foi feito por um vizinho com o celular. A mãe da criança contou que a situação aconteceu na última terça-feira (2), por volta das 17h30.
Ana Laura disse que o filho estava jogando bola na sala, quando ela pediu para que ele tivesse cuidado para não quebrar nada. Nessa hora, ela contou que estava no banheiro dando banho na filha e acredita que o menino tenha ido para varanda.
Uma vizinha viu que o vídeo tinha sido divulgado em um grupo de uma rede social do bairro e foi até o apartamento da mãe avisar.
"Quando vi o vídeo fiquei assustada, com o coração na mão. Meu filho tem seis anos, é autista, eu tenho rede no apartamento desde que ele nasceu. Acho que a rede salvou meu filho, foi um susto quando eu vi! E foi questão de segundos. Não cheguei a ver ele pendurado, só vi ele de volta na sala e depois o vídeo que a minha vizinha mostrou", relatou Ana Laura.
Criança se pendura na varanda do 7º andar de prédio no ES — Foto: Reprodução
Ana Laura contou que, além do menino de 6 anos, ela tem outros três de 11, 10 e um ano de idade. Ela disse que nunca deixa as crianças sozinhas.
"Sou uma mãe preocupada, onde eu vou carrego os meninos. Foi questão de segundos, ele aprontou. Conversei com ele, mostrei o vídeo, expliquei que não podia fazer isso, mas não sei se ele tem noção da gravidade", encerrou.
Ana Laura lamenta que o vídeo caiu direto nas rede sociais, foi compartilhado e ganhou grandes proporções. "Na hora do fato ninguém se preocupou em me avisar ou procurar alguém no edifício rapidamente", desabafou.
Rede de proteção
Segundo a mãe, a rede instalada na varanda tem menos de cinco anos e a última manutenção foi feita há menos de um ano.
Criança se pendura na varanda do 7º andar de prédio no ES — Foto: Reprodução
Inclusive, sabendo da repercussão do que aconteceu, o instalador que fez o serviço no apartamento se ofereceu para voltar ao local, checar e reforçar o equipamento se necessário. O trabalho foi feito na manhã desta quinta-feira (4).
Fonte: g1 ES