Fantasia de Ilze Scamparini no telhado fez sucesso nas ruas: 'Pediram para fazer plantão e anunciar notícia'


Melina Galante é capixaba, competiu com foliões de todo o país e ganhou concurso de melhor fantasia do Glô na Rua. Ela saiu nas ruas de Vitória com o look de Ilze Scamparini.

Melina Duarte é capixaba e se fantasiou da repórter Ilze Scamparini — Foto: Reprodução/Redes sociais

Que o carnaval sempre desperta a criatividade do brasileiro para escolher fantasias para desfilar pelos blocos, a gente já sabe. Mas dessa vez, uma capixaba chamou a atenção por retratar tão bem um ícone da televisão brasileira, a repórter Ilze Scamparini. A jornalista foi reproduzida por Melina Galante, que ganhou o "Concurso de Fantasia Sou Mais Eu no Carnaval", do Glô na Rua.

Melina tem 34 anos, é produtora audiovisual e nasceu em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, mas mora há anos na capital, Vitória. Todo carnaval ela e a esposa pensam em temas para as fantasias esse ano, o escolhido foi jornalistas.

E na hora de escolher quem elas iriam representar, uma pessoa veio em mente.

"Uma das escolhas foi a Ilze. Primeiro por ela ser um ícone do jornalismo brasileiro. Segundo porque essa história dos telhados já faz parte do nosso imaginário e sempre, ou melhor, sempre tento montar fantasias que sejam reconhecíveis", disse Melina.

Depois da escolha, as duas começaram a pensar como iriam retratar a repórter de uma forma que todos a reconhecessem.

"Tivemos a ideia de imprimir uma imagem com o telhado do Vaticano e fazer um estrutura com papelão mesmo e elástico, e 'vestir' essa estrutura. Pesquisei o figurino da Ilze e comparei com o que tinha em casa, daí a ideia de usar uma blusa preta com um corta-vento azul. Consegui o microfone com a minha sogra, a canopla com uma amiga e mandei fazer os adesivos com a logo da globo. E, claro, teve um laquê pra sustentar o cabelo partido no meio", detalhou a produtora.

Com a fantasia pronta, Melina foi para o bloco Afrokizomba, em Vitória, logo no primeiro dia de Carnaval, no sábado. E de cara, as pessoas começaram a reconhecer e parar a produtora.

"Foi divertido porque algumas pessoas chegavam pra falar comigo e interagir. Teve gente que até pediu pra eu 'fazer um plantão' e anunciar uma notícia. Mas o que me chamava mais a atenção eram as pessoas que olhavam de longe e comentavam 'Ilze" ou 'aquela jornalista do telhado'. Aí eu de longe mesmo olhava pra pessoa e rolava aquela confirmação de que a pessoa tinha entendido a fantasia", contou Melina.


Concurso

Como a fantasia bombou tanto nas ruas, uma amiga do casal deu a ideia para Melina participar do concurso "Concurso de Fantasia Sou Mais Eu no Carnaval", do Glô na Rua.

A fantasia foi exibida durante a programação e Melina ficou entre os três finalistas e foi anunciada como vencedora com 42,90% dos votos na tarde de terça-feira (13).

As outras duas fantasias finalistas eram uma versão diferente de um grande escritor foi reproduzida por um folião em São Vicente, São Paulo, com a "Fantasia Machado de Assis"; e uma releitura divertida de uma distração de criança na "Fantasia Soldadinhos de Brinquedo" do carnaval de Jundiaí, também em São Paulo.

O Glô na Rua é um programa exibido pelo segundo ano consecutivo que mostra a folia de Carnaval em oito cidades. Esse ano o Glô na Rua também resolveu premiar a produção mais caprichada dos foliões.

Os interessados se inscreviam no gshow até às 18h do dia 11 de fevereiro. As votações para a escolha da melhor fantasia foram abertas ao longo da programação da TV Globo, de sábado a segunda-feira, onde o público poderá escolher uma entre as três fantasias selecionadas pela comissão julgadora. O ganhador do concurso recebeu um prêmio de R$ 10 mil.


Repercussão

Antes mesmo de ganhar o concurso, a fantasia da Melina já estava viralizando nas redes sociais. Quando saiu nos outros dias de folia, a produtora já era reconhecia nas ruas.

"Eu passava e gritavam Ilze. Conhecidos e pessoas completamente aleatórias", comentou a produtora.

Com o anúncio como vencedora, o parabéns veio diretamente da Itália, da própria Ilze Scamparini. A jornalista mandou um vídeo que foi exibido na GloboNews na noite de terça-feira.

"Boa noite a todos, boa noite Melina. Passando aqui rapidamente, pelo nosso terraço romano com todos esses telhados belíssimos e antiquíssimos da capital italiana, pra te dar os parabéns pela fantasia cheia de criatividade, ironia, sendo de humor, tudo aquilo que se torna ainda mais importante no carnaval. Eu queria agradecer muito pela homenagem. Me diverti muito, eu, meus amigos, recebi muitas mensagens aí do Brasil e quero te desejar também um bom carnaval. Que você se divirta muito nessa última noite de folia e brava Melina", disse Ilze Scamparini".

Quando viu que a própria inspiração para a fantasia gravou um vídeo agradecendo pela homenagem, Melina quase não acreditou.

"Primeiro achei que era mentira essa declaração dela, aí vi que era verdade. Tô bem passada com a dimensão que isso tomou. Não fazia ideia! A coitada lá do outro lado do mundo dormindo e a chamaram pra falar de uma pessoa aleatória que saiu vestida de Ilze no carnaval de Vitória. E ela toda na compostura e seriedade. Tô achando tudo muito engraçado", disse Melina.

Além da fantasia de Ilze, Melina também se fantasiou de Renata Vasconcelos e em 2023 foi fantasiada de memes e em 2020 de vilãs de novela. E o cenário para a fantasia continua guardado em casa.

"Em anos anteriores os conceitos, temas não eram unificados, mas sempre tinha uma fantasia ligada a alguma coisa de televisão ou internet", disse.

Fonte: g1 ES 


Postagem Anterior Próxima Postagem