Médicos encontram agulha de acupuntura alojada há 20 anos no cérebro de um homem


A família do chinês, de 74 anos, pensou que ele tinha um aneurisma em razão da súbita perda de memória


Um homem chinês de 74 anos que pensava estar sofrendo de um aneurisma tinha uma agulha de acupuntura alojada no cérebro.

Os exames revelaram a agulha “dourada” e “ligeiramente pontiaguda” de 1,2 cm dentro de uma artéria atrás do olho direito no cérebro do idoso. O objeto estava causando um sangramento que o deixou com problemas de memória, fazendo com que fosse levado para o hospital.

Sua família contou que a agulha provavelmente estava lá há duas décadas porque só se lembravam de ele ter feito acupuntura no início dos anos 2000 para uma enxaqueca persistente.

Acredita-se que a agulha pode ter se quebrado durante um tratamento de acupuntura e depois ter sido transportada para o local.

Os médicos tiveram que realizar uma cirurgia e abrir o crânio para retirar a agulha. O homem, de Sichuan, na China, sobreviveu ao procedimento. No entanto, desenvolveu uma infecção pulmonar enquanto estava no hospital – e morreu três semanas após a cirurgia.

Os médicos disseram que este caso foi o primeiro registrado na literatura médica de um homem com pseudoaneurisma causado por uma agulha de acupuntura.


Fonte: O Globo




Postagem Anterior Próxima Postagem