Neste ano, a escola de Vila Velha desfilou com um enredo em homenagem ao pintor Homero Massena. Em 2024, a agremiação chega ao seu nono título.
Mocidade Unida da Glória (MUG) nos desfiles das escolas de samba 2024 — Foto: Ricardo Medeiros |
A Mocidade Unida da Glória (MUG) é a grande campeã do carnaval capixaba 2024. Com 179,6 pontos, a escola de Vila Velha, na Grande Vitória, fez bonito no Sambão do Povo ao homenagear o pintor Homero Massena, mineiro com alma capixaba, expoente do impressionismo. A apuração do Grupo Especial aconteceu na tarde desta quarta-feira (7).
O enredo "Massena: Um olhar em aquarela" foi o quarto a passar na avenida, na madrugada do último domingo (4). A escola se apresentou com 1.600 componentes, distribuídos em 20 alas. O carnavalesco responsável pelo show foi Petterson Alves.
A agremiação fundada em 1980 tem sua origem no Bloco Calçadão Vermelho, criado no final da década de 60 para embalar a diversão após as partidas de futebol do time Leão da Glória. Hoje, representa os bairros Glória, Jaburuna, Aribiri e Centro, todos em Vila Velha.
A MUG coleciona resultados importantes, ao longo de sua história são nove campeonatos no Grupo Especial - já contando com o de 2024. Com o resultado, a escola de se mantém na elite do Carnaval de Vitória no ano que vem.
Completando a lista de campeões do carnaval 2024, Imperatriz do Forte venceu no Grupo A, alcançando 179 pontos, e, em 2025, passa a desfilar no Especial.
Tanto no Grupo A como no Especial, sete escolas estavam na disputa pelo título em cada noite.
Já a Rosas de Ouro venceu no Grupo B, onde cinco agremiações se apresentaram, subindo para o A.
A Pega no Samba, que desfilou no Grupo Especial, voltou a cair para o Grupo A, após ficar com 175,2 pontos. E a Barreiros desce para o Grupo A para o B.
Desfile da Mocidade Unida da Glória (MUG)
Agremiação campeã do Grupo Especial |
Veja como ficou a classificação geral do Grupo Especial:
Classificação do Grupo Especial do carnaval 2024 no ES
Classificação Escola de samba Total geral Resultado
1° MUG 179,60 Campeã do Grupo Especial
2° Boa Vista 179,20 Vice-campeã do Grupo Especial
3° Piedade 178,7 Segue no Grupo Especial
4° Chegou O Que Faltava 178,1 Segue no Grupo Especial
5° Jucutuquara 177,4 Segue no Grupo Especial
6° Novo Império 177 Segue no Grupo Especial e é a primeira a desfilar em 2025
7° Pega no Samba 175,20 Rebaixada para o Grupo A
Fonte: Liesge
Desfile das Campeãs é cancelado
Também na tarde desta quarta-feira (7), antes do começo da apuração das notas do Grupo Especial, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edson Neto, anunciou o cancelamento do Desfile das Campeãs, que aconteceria pela primeira vez em Vitória.
"Depois de consultar a Prefeitura de Vitória e as escolas que foram visivelmente prejudicadas com os carros na dispersão, nós tomamos a decisão de não realizar este ano o nosso sonho, que é o Desfile das Campeãs. Espero que todo mundo entenda", falou Neto.
"Vamos devolver o recurso destinado ao desfile para a Prefeitura de Vitória, para os cofres públicos, já que o evento não vai acontecer. A decisão foi tomada de forma unânime pela liga e junto ao poder público. A ideia permanece para o ano que vem se a estrutura acompanhar a evolução dos desfiles", finalizou o presidente da Liesge.
Carro abre-alas da Mocidade Unida da Glória (MUG) tinha 29 metros (foto). O limite do regulamento da Liesge é 30 metros. Com o aumento do nível dos desfiles e crescimento dos carros em 2024 houve "engarrafamento" das alegorias na dispersão do Sambão do Povo no final das apresentações. — Foto: TV Gazeta |
A liga prometeu ainda iniciar um debate com autoridades para repensar a área da dispersão do Sambão do Povo, possibilitando um melhor escoamento dos carros alegóricos.
Além de problemas com as alegorias, de acordo com a Liesge, também foi observada uma grande perda de fantasias, apesar de um trabalho de conscientização feito por agremiações e imprensa.
O Desfile da Campeãs estava marcado para o dia 10 de fevereiro, sábado do carnaval especial, e aconteceria também no Sambão do Povo. O desfile contaria com a participação das três agremiações melhores colocadas do Grupo Especial, além da campeã do Grupo A.
Fonte: G1