Leão do Norte chega a sua segunda participação no torneio nacional
Nova Venécia enfrenta o Botafogo-SP, pela Copa do Brasil, em sua segunda participação no torneio — Foto: Samuel Gomez/Nova Venécia |
O sorteio da Copa do Brasil 2024, colocou o Botafogo-SP no caminho do Nova Venécia. Na primeira fase da competição nacional, o Leão do Norte tem que vencer o jogo único para seguir na disputa. O clube capixaba é novo, mas já possui grande crescimento em pouco tempo e aspira por títulos locais.
Quem é o Nova Venécia, adversário do Botafogo-SP?
Fundado em 27 de abril de 2021, prestes a completar três anos de existência, essa será a segunda participação do Nova Venécia na Copa do Brasil. O projeto iniciou pelas categorias de base, visando revelar novas promessas. O clube criado por Richarlison, atacante da Seleção Brasileira, mesmo 'recém-nascido', já conquistou o vice-campeonato estadual, em 2023. O presidente do Leão do Norte é Antônio Andrade, pai do craque brasileiro, que atualmente joga pelo Tottenham, da Inglaterra.
No primeiro mês de existência, o Nova Venécia já se profissionalizou, visando disputar a segunda divisão do Estadual. Sob o comando do ex-lateral vascaíno Cássio Barros, o Leão do Norte conquistou o primeiro título, em menos de quatro meses, após vencer o CTE/Colatina, nos pênaltis, pela final do Campeonato Capixaba Série B 2021. A taça garantiu a disputa pela elite capixaba, durante a temporada do ano seguinte. Ainda na temporada 2021, se sagrou campeão da Copa Espírito Santo.
Nova Venécia, campeão da Série B do Campeonato Capixaba 2021 — Foto: Thiago Félix |
Em 2022, as expectativas eram altas, devido à rápida ascensão no cenário local. No Campeonato Capixaba, após liderar a fase inicial de forma invicta, parou na semifinal, para o Vitória-ES. Pela Copa do Brasil, eliminou o Ferroviário-CE, mas perdeu na segunda fase para o Atlético Goianiense. Porém, a melhor campanha viria na Série D, quando foi eliminado na terceira fase, pela Portuguesa-RJ. Na ocasião, eliminando a Lusa, faltaria apenas um confronto pelo acesso histórico à terceira divisão.
Em 2023, disputando apenas torneios locais, chegou pela primeira vez na final do Campeonato Capixaba. Na decisão, perdeu para o Real Noroeste, rival que revelou Richarlison, o criador do auriverde. Em 2024, o clube busca voltar bem ao cenário nacional e também a garantir vagas para a Série D da temporada seguinte, sob o comando de Vevé.
Como o Nova Venécia está na temporada 2024?
O Nova Venécia é o atual sétimo colocado do Campeonato Capixaba 2024. Vivendo momento ruim, tem apenas uma vitória conquistada, na primeira rodada. Ou seja, são seis jogos sem vencer. Porém, também existem pontos positivos, mesmo na segunda página da classificação.
O Leão do Norte tem apenas uma derrota no Estadual, sendo a equipe que mais tempo ficou invicta. No entanto, a falta de equilíbrio tem marcado a campanha, com oito gols sofridos e sete marcados. Nas últimas cinco partidas, foram quatro empates e uma derrota.
Quem é Vevé Ribeiro, técnico do Nova Venécia?
Severino da Silva Ribeiro, mais conhecido como Vevé, é o atual técnico do Nova Venécia. Treinador de 63 anos, o técnico tem 15 anos de carreira marcada pela forte presença no estado capixaba. Antes de assumir as rédeas na beira do gramado, foi jogador por mais de duas décadas, atuando inclusive pelo rival da Copa do Brasil, em 1987, o Botafogo-SP. Vevé esteve fora do futebol por três anos, mas voltou para assumir o comando do Jaguaré. Logo em seu retorno, o técnico teve sucesso.
O mesmo subiu o Jaguaré para a primeira divisão capixaba e conquistou o título da segunda divisão. Severino chegou ao Nova Venécia após grandes desavenças entre Thiago Feydit, ex-diretor de futebol do clube, e Antônio Andrade, presidente que fechou com o técnico sem sinalizar ao antigo dirigente, segundo o mesmo. Vevé substituiu o atual auxiliar Badinho e segue invicto, apesar de ter apenas uma vitória e quatro empates, em cinco jogos.
Quem é o artilheiro Diego Fernandes?
Na equipe capixaba que desponta Celsinho, ex-Londrina e camisa dez conhecido no futebol nacional, o craque auriverde vem de uma surpresa. O centroavante Diego Fernandes é o principal destaque no Leão do Norte. Com passagem pela base do Atlético Goianiense, o atacante de 21 anos já marcou cinco gols no Campeonato Capixaba 2024.
Em sete rodadas disputadas, o Nova Venécia marcou sete gols, totalizando média de um gol por partida. Sem contar os tentos de Diego Fernandes, o auriverde balançou a rede apenas duas vezes, sendo que na primeira rodada, quando a equipe venceu por 1 a 0, o centroavante sequer esteve em campo. A surpresa do Estadual tem 66,6% de participação direta em gols da equipe.
Como joga o Leão do Norte?
O time base veneciano tem a seguinte escalação base, montada na formação 4-4-2: Wagner Andrade, Adson de Oliveira, Matheus Castelo, Rhamon Mexicano, Geisandro; Lucas Jacaré, Erlon, Renatinho; Celsinho, Gutemberg e Diego Fernandes.
Em campo, o grande maestro da equipe é Celsinho, que faz o time jogar e cria as melhores chances. Na última linha de ataque, Gutemberg ameaça os adversários com velocidade e drible, podendo ser uma das armas para o contra-ataque auriverde. Fazendo dupla com ele, está Diego Fernandes, que possui boa técnica para sair da área e fazer o pivô, mas tem como grande característica a finalização.
O Leão do Norte possui grande dependência de Celsinho para distribuir o jogo. O camisa dez é muito importante desde a saída de bola até o último terço do ataque. Time auriverde é veloz, pode marcar nos contra-ataques, mas depende de pênaltis ou da fase de Diego Fernandes para balançar as redes. Wagner Andrade, goleiro do Nova Venécia, pode ser um grande trunfo para segurar o resultado, caso os mandantes estejam em vantagem no placar.
Dentre os desfalques da partida, apenas a promessa Mateusinho estará de fora do confronto. O meia e maestro Celsinho, que sentia dores antes da última rodada, contra a Desportiva Ferroviária, estará de volta.
Nova Venécia na Copa do Brasil 2024
O jogo único da primeira fase, entre Nova Venécia e Botafogo-SP, acontece nesta terça-feira, às 20h (de Brasília), no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Por estar pior posicionado no Ranking da CBF, em relação à Pantera, o Leão precisa vencer o time de Ribeirão Preto, que joga com a vantagem do empate. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv e em Tempo Real no ge.globo.
Caso avance na competição, a equipe capixaba encara o vencedor de Anápolis e Tombense, atuando em casa. Na segunda fase, a disputa da vaga também será em jogo único, mas com decisão por pênaltis, em caso de empate no tempo normal.
Fonte: GE