Sem coleira, pastor-belga abocanha e mata shih-tzu durante passeio em Vila Velha, no ES — Foto: Reprodução/Instagram |
Um cachorro da raça pastor-belga, que estava sem coleira, atacou uma cadela da raça shih-tzu que passeava com um homem de 67 anos no final da tarde desta sexta-feira (9), em Vila Velha, na Grande Vitória. A cachorrinha foi abocanhada pelo animal de grande porte, sendo carregada como presa por alguns metros, e não resistiu aos ferimentos. Câmeras de segurança da região flagraram o ataque (assista abaixo).
As imagens mostram que o ataque ocorreu por volta das 17h30 na esquina da rua Coronel Sodré com a Darcy Schneider no Centro de Vila Velha. No vídeo é possível ver que o pastor-belga aparece andando sozinho pela rua e cheira plantas da calçada.
Depois de algum tempo, um homem ainda não identificado — que acredita-se que seja o tutor do cachorro de grade porte — aparece caminhando lentamente com uma coleira na mão em direção na mesma direção que o cão.
No entanto, o pastor-belga parte para cima da cadela e o homem chega e levantar a shih-tzu pela coleira, para evitar o ataque. Mesmo assim, o outro cachorro acaba alcançando o animal.
Em seguida, o pastor-belga abocanha a cadela e sai correndo com o animal pelas rua.
Pérola ainda conseguiu se livrar e saiu correndo em direção a uma calçada, enquanto outras pessoas se aproximaram para ajudar. O aposentado, dono da cadela, percebendo que ela ainda estava viva, ainda tentou levá-la a uma clínica veterinária. A cadela, porém, não resistiu e morreu.
Tutora fez Boletim de Ocorrência
Em entrevista, a tutora do animal Carol Alvim disse que era o pai dela que estava passeando com Pérola no momento do ataque, como fazia diariamente.
"A casa inteira está abalada. Pérola era o dengo da família. Todo dia ele passeava com ela, de manhã e a tarde", disse a tutora.
A tutora fez um Boletim de Ocorrência on-line, e que aguarda a validação em até 48 horas.
A reportagem questionou a Polícia Militar e a Polícia Civil sobre a identificação do tutor do pastor-belga, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
O que disse a prefeitura?
Questionada sobre o ataque, a Prefeitura de Vila Velha informou que o Bem-Estar Animal da cidade teve acesso à notícia da morte de um animal da raça Shih-tzu, ocorrida por outro animal de grande porte.
"É importante ressaltar que, qualquer canino de médio e grande porte, inclusive os animais de raças de guarda ou combate, devem transitar em vias públicas com maiores de 18 anos, com capacidade de realizar a contenção dos animais e, obrigatoriamente, devem ser submetidos a coleiras curtas, preferencialmente com capacidade de contenção e também devem estar vestidos com focinheira, ajustada para evitar agressões em pessoas e outros animais", disse a gestão por meio de nota.
A prefeitura informou ainda que os animais agressores podem ser apreendidos, caso sejam encontrados em situações ilegais, e seus proprietários são responsáveis civil e criminalmente por quaisquer danos ocorridos a pessoas ou animais.
Sobre o caso da sexta-feira (9), porém, gestão não informou se o tutor do cachorro foi identificado e se alguma medida já foi tomada.
Fonte: G1